Central do Timão
·14 novembre 2025
Lateral titular do Corinthians é o defensor com maior número de faltas sofridas no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·14 novembre 2025

Matheus Bidu, lateral-esquerdo do Corinthians, tem sido um dos jogadores que mais sofrem com a marcação pesada dos rivais em 2024. Os dados do Campeonato Brasileiro confirmam isso: entre todos os defensores da competição, ninguém foi tão alvo de faltas quanto o corintiano nas primeiras 33 rodadas.
De acordo com o levantamento do perfil Por Fora das Quatro Linhas, no X (antigo Twitter), o lateral corinthiano acumulou 52 faltas sofridas em 23 partidas, alcançando média de 2,26 infrações por jogo.

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
O índice coloca o jogador em um patamar acima dos demais defensores mais atingidos do torneio. O vice-líder do ranking, Lucas Ramon, do Mirassol, tem 44 faltas sofridas, oito a menos que Bidu. Em terceiro está Fabiano, do Ceará, com 40 infrações recebidas.
Apesar do alto número de golpes sofridos, Bidu não ficou fora de jogos por lesões diretamente ligadas às faltas. Suas ausências no Brasileirão aconteceram por desgaste físico (possivelmente agravado pelo contato constante) e por suspensões.
Enquanto tem o defensor mais visado pelos adversários, o Corinthians aparece em outro dado que chama atenção: é o clube que menos faltas precisa cometer para receber um cartão amarelo. A equipe é advertida a cada 4,76 infrações, média que alimentou discussões internas sobre a postura da arbitragem ao longo do campeonato.
Esse incômodo ficou evidente nos últimos dias no Parque São Jorge. O Corinthians não esteve presente na primeira reunião do Grupo de Trabalho de Arbitragem da CBF, realizada na segunda-feira e enviou um ofício à entidade pedindo que a árbitra Edina Alves Batista não seja mais escalada para jogos do clube.
A manifestação veio após a derrota para o Red Bull Bragantino por 2 a 1, em 5 de novembro, marcada por duas expulsões e críticas duras do presidente Osmar Stabile, do executivo Fabinho Soldado e do técnico Dorival Júnior.
Agora, após a pausa da Data Fifa, o Corinthians se prepara para voltar a campo no dia 20, diante do São Paulo, às 19h30, na Neo Química Arena, pela 34ª rodada do Brasileirão, tentando evitar novos atritos com a arbitragem.
Ranking de defensores mais caçados do Brasileirão (faltas sofridas):
1) Matheus Bidu (Corinthians) – 52
2) Lucas Ramon (Mirassol) – 44
3) Fabiano (Ceará) – 40
4) Enzo Díaz (São Paulo) – 37
5) Juninho Capixaba (Red Bull Bragantino) – 36
6) Marlon (Grêmio) – 34
7) Giay (Palmeiras) – 31
8) Kaiki (Cruzeiro) – 30
9) Bahia (Ceará) – 30
10) Bernabei (Internacional) – 28
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































