Laudo atrasado e obra emergencial: Castelão dobrou capacidade para receber Flamengo | OneFootball

Laudo atrasado e obra emergencial: Castelão dobrou capacidade para receber Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·1 mai 2025

Laudo atrasado e obra emergencial: Castelão dobrou capacidade para receber Flamengo

Image de l'article :Laudo atrasado e obra emergencial: Castelão dobrou capacidade para receber Flamengo

O Flamengo estreia na Copa do Brasil nesta quinta (1º), contra o Botafogo-PB, e o palco do duelo vem sendo alvo de polêmica desde que o confronto foi sorteado. No fim, o jogo foi marcado para o Castelão, em São Luís.

Normalmente com capacidade para 20 mil pessoas, o Castelão se prepara para receber pouco menos que o dobro disso, já que 39,6 mil entradas foram colocadas à disposição pelo Botafogo-PB.


Vidéos OneFootball


Isso se deve, obviamente, pela força que o Flamengo possui ao redor do Brasil, com a certeza de que a torcida vai comparecer. O Botafogo-PB, então, tenta lucrar o máximo possível com a oportunidade.

No entanto, segundo informações divulgadas pelo jornalista Lucio de Castro, o aumento de público no estádio só foi possibilitado devido a uma obra emergencial e um novo laudo, que curiosamente só foi emitido após a venda de ingressos já ter começado.

Após a venda de mando para o Castelão, o Botafogo-PB iniciou a comercialização de 39.622 ingressos, pouco abaixo do dobro da capacidade do estádio (20 mil), no dia 23 de abril.

Segundo Lucio, o último laudo emitido pelo corpo de bombeiros nessa época era datado de 10 dezembro de 2024, indicando 20 mil como capacidade total. Um dia depois, esse documento foi atualizado.

Ou seja, no dia 24 de abril, um laudo — também emitido pelo corpo de bombeiros — confirmou que o local poderia receber os quase 40 mil espectadores. Um dia depois de as vendas começarem.

Castelão sofre com problemas estruturais

Um laudo técnico contratado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, pelo preço de R$ 9 mil, foi entregue na última segunda-feira e identifica problemas profundos de estrutura no Estádio Castelão.

A arena que vai receber o Flamengo tem graves defeitos no setor 1 e em outras partes, como colapso parcial de vigas, corrosão avançada, erosão nas fundações devido a infiltrações e outras questões.

Image de l'article :Laudo atrasado e obra emergencial: Castelão dobrou capacidade para receber Flamengo

Laudo atesta problemas estruturais (Foto: Reprodução)

No entanto, o laudo indicava que "o setor 1, interditado no laudo anterior, está sofrendo a devida intervenção emergencial e poderá ser liberado após a conclusão dos serviços."

Essa intervenção emergencial, que envolve reforçar as estruturas do estádio, começou no dia 25 de abril e deveria terminar na última quarta-feira, véspera de Botafogo-PB x Flamengo. Assim, o setor estaria liberado.

Para isso, uma série de "gambiarras" foi feita para que o estádio apresente condições. Entre elas, estão: uso de argamassa de alta resistência nas correções do setor 1 e a instalação de vigas metálicas para fortalecer os pilares, já desgastados.

As medidas são absolutamente paliativas, uma vez que o laudo é tido como provisório e tem validade de apenas três meses.

Foi com base neste relatório que o corpo de bombeiros atestou, na última quarta-feira, a liberação do Castelão para a presença de pouco menos de 40 mil pessoas. Confira o posicionamento abaixo:

"A revisão da capacidade de público do Estádio Castelão foi realizada com total embasamento técnico e legal, seguindo as normas vigentes, alcançando a capacidade máxima de projeto de 39.622 pessoas sem comprometer a segurança da infraestrutura. As ações corretivas e preventivas executadas em sistemas estruturais foram avaliadas por profissionais especializados. A comercialização de ingressos deve ser realizada dentro dos parâmetros definidos no laudo técnico e sob a responsabilidade dos organizadores do evento."

Além disso, o documento garante que a expansão de público foi feita "de forma técnica e fundamentada", com ações que "garantiram a segurança estrutural". Por fim, o laudo assegura que o estádio pode, sem comprometer a segurança, receber as 40 mil pessoas para Botafogo-PB e Flamengo.

CBF questiona aumento de público no Castelão

Naturalmente, a publicação de um novo laudo um dia depois do início da venda de ingressos não passou despercebida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Questionando o aumento repentino de público, a entidade anexou um documento ao processo em que cita expressões como "estranheza" e pede um "olhar mais atento à segurança da partida".

"A CBF, através dos Diretores que abaixo subscrevem, manifesta sua profunda preocupação com a existência de informações repentinamente modificadas, emitidas por órgãos públicos estaduais", disse.

Além disso, a CBF fez questão de ressaltar que o aumento substancial de público pode trazer riscos reais à segurança dos espectadores, caso a estrutura do estádio não esteja pronta para suportá-los.

"Uma vez que tal cenário compromete não apenas o planejamento logístico e operacional do evento, mas também a segurança de atletas, torcedores, profissionais envolvidos e da população em geral", afirmou.

Vale informar que o texto é endereçado ao coronel Célio Roberto Pinto de Araújo, comandante geral do corpo de bombeiros do Maranhão. A SAF Botafogo-PB é listada como responsável pela venda de ingressos.

Governo do Maranhão garante segurança

Ao tomar ciência das informações, o governo estadual do Maranhão se posicionou por meio da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel).

De acordo com o órgão, todos os pré-requisitos para que o jogo seja realizado com quase 40 mil torcedores foram cumpridos, assim como as exigências legais. Confira o posicionamento na íntegra:

"O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), informa que todas as exigências legais e normativas relacionadas à segurança e à utilização do Estádio Governador João Castelo para a partida entre Botafogo da Paraíba e Flamengo, marcada para o dia 1º de maio do corrente ano, foram devidamente atendidas. Os laudos referentes à capacidade máxima do estádio foram atualizados após intervenções realizadas ao longo dos anos de 2024 e 2025, ampliando a capacidade de 20 mil para 39.622 pessoas. Essa atualização está em conformidade com a quantidade de ingressos disponibilizados para o evento. Ressaltamos que todas as medidas e adequações foram implementadas conforme os parâmetros estabelecidos pelos órgãos competentes, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar de todos os usuários."

Marcada para acontecer no Castelão, a partida entre Botafogo-PB e Flamengo está agendada para as 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira.

À propos de Publisher