Jogada10
·5 janvier 2026
Lenda do Real Madrid “escanteia” Cristiano Ronaldo e define Messi como maior da história

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·5 janvier 2026

Lenda do Real Madrid, Raúl colocou Lionel Messi, ídolo do Barcelona, acima de Cristiano Ronaldo ao apontar quem considera o maior jogador de futebol de todos os tempos. A declaração do ex-atacante ao canal EDYYN repercutiu por partir de um astro eternizado na história merengue e por citar o argentino à frente também de nomes como Zidane e Ronaldo.
Ao ser perguntado sobre quem considera o melhor de todos os tempos, Raúl contextualizou a escolha. O astro reverenciou jogadores com quem dividiu vestiário antes de bater o martelo sobre Lionel.
“Eu tive a sorte de jogar com jogadores como Zidane, Cristiano, Ronaldo, [Luis] Figo… mas eu acho que o Messi é o melhor. Muito diferente. Ele faz tudo parecer fácil, coisas que você vê como impossíveis, ele faz parecer fáceis. Faz como se estivesse jogando com seus amigos na rua”, afirmou.
O peso da fala passa, necessariamente, pela história de quem a fez. Raúl defendeu os merengues entre 1994 e 2010, com uma trajetória que o colocou entre os maiores nomes do clube. Por lá, marcou 323 gols em 550 partidas oficiais, além de ter levantado seis troféus da LaLiga e três da UEFA Champions League.

Ídolo merengue em ação – Foto: Divulgação/Real Madrid
Na mesma conversa, Raúl citou Cristiano Ronaldo, outro personagem central da história recente do Real. O português marcou 311 gols em 292 jogos pelo clube, conquistou dois títulos nacionais e venceu quatro edições da Champions League. O desempenho, aliás, o consolidou como uma das principais referências do futebol mundial no século XXI.
A escolha por Messi resgatou um debate que atravessou mais de uma década. Contemporâneos, argentino e português protagonizaram alguns dos maiores duelos da história do futebol moderno — especialmente nos anos em que defenderam Barcelona e Real Madrid.

Lionel Messi e Cristiano Ronaldo – Foto: Divulgação/Cristiano Ronaldo
Pelo clube catalão, Lionel disputou 520 partidas, marcou 474 gols e conquistou dez títulos do Campeonato Espanhol e quatro da Champions League. Em 2022, completou a lista de grandes conquistas ao levantar a Copa do Mundo como capitão da Argentina.
Ambos devem dar adeus à Copa do Mundo na edição deste ano, nos Estados Unidos, México e Canadá. Lionel sonha com a segunda conquista da competição, enquanto o português vislumbra o feito inédito para encerrar a trajetória de maneira irretocável.









































