Léo Ortiz resolve, e mistão do Flamengo vence Botafogo no Carioca | OneFootball

Léo Ortiz resolve, e mistão do Flamengo vence Botafogo no Carioca | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·13 février 2025

Léo Ortiz resolve, e mistão do Flamengo vence Botafogo no Carioca

Image de l'article :Léo Ortiz resolve, e mistão do Flamengo vence Botafogo no Carioca

O Flamengo contou com uma ajuda e tanto de sua dupla de zaga para vencer o Botafogo por 1 a 0, nesta quarta-feira (12), em jogo atrasado da sétima rodada do Campeonato Carioca. Em mais um clássico morno, dessa vez com o time misto, o Rubro-Negro viu Danilo — em grande dia — dar a assistência para o gol de Léo Ortiz, em um dos raros lances de perigo real do jogo. De resto, muito controle de bola e poucas chances claras criadas pelo time de Filipe Luís.

Com o triunfo sobre o rival, o Flamengo vai aos 17 pontos na tabela de classificação e assume a liderança do Campeonato Carioca, empatado com o Volta Redonda. O Mais Querido leva vantagem por ter 13 gols de saldo, contra um do Voltaço. O Botafogo, por sua vez, fica na sexta colocação, com 12 pontos — a um do Sampaio Corrêa, último dentro do G4.


Vidéos OneFootball


No Flamengo, Filipe Luís optou por um time misto e entrou com Matheus Cunha; Wesley, Danilo, Léo Ortiz e Varela; Allan, De La Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Juninho. Entraram: Bruno Henrique, Gerson, Erick Pulgar, Michael e Evertton Araújo.

O Botafogo, por sua vez, foi a campo com John; Vitinho, Danilo Barbosa, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas, Allan e Savarino; Matheus Martins e Igor Jesus. Saíram do banco Mateo Ponte, Cuiabano, Rafael Lobato, Patrick de Paula e Newton.

Como foi o jogo

1º tempo

Ainda no primeiro minuto de jogo, o Flamengo conseguiu construir a primeira oportunidade. Pela direita, Juninho recebeu boa bola dentro da área e tentou a finalização, mas o goleiro John fez a defesa. O ímpeto inicial, porém, não se manteve. Com o time bastante modificado, o Rubro-Negro passou a ficar mais com a bola e trocar passes, enquanto o Botafogo adotou uma postura de contra-ataque.

Aos 12 minuto do primeiro tempo, porém, o plano de Filipe Luís precisou ser alterado. Juninho sentiu, pediu substituição e deixou o campo para a entrada de Bruno Henrique. A sequência da etapa inicial trouxe um jogo ainda muito equilibrado, com o Flamengo levemente dominante. No entanto, as conexões com o ataque encontravam os homens de frente quase sempre isolados.

Em um desses lances, aos 23 minutos, Bruno Henrique conseguiu se virar sozinho em meio à zaga do Botafogo e arriscou. A bola desviou e saiu em escanteio, mas arrancou o primeiro suspiro da torcida em algum tempo. Na cobrança do tiro de canto, porém, o Rubro-Negro cedeu o tiro de meta ao rival.

Concentrando os ataques pela direita, o Rubro-Negro voltou a chegar com Wesley aos 29, mas a zaga do Botafogo levou novamente a melhor. Apesar de não conseguir levar grande perigo, o time de Filipe Luís criava muitas dificuldades para a criação do Alvinegro.

Ao cruzar a marca de 30 minutos, o Flamengo levou dois cartões amarelos em sequência. Primeiro Luiz Araújo chegou forte demais em Allan no campo de ataque; depois, De La Cruz acertou cotovelada involuntária em Matheus Martins e também entrou no caderninho do árbitro. Na cobrança desta última falta sobre a área, todavia, a bola ficou nas mãos do goleiro Matheus Cunha.

Daí em diante, a tocada do primeiro tempo seguiu igual: o Flamengo tinha mais a bola, mas não conseguia criar chances perigosas. O primeiro chute a gol do Botafogo veio aos 46 minutos, em arremate de Alex Telles de fora da área. Matheus Cunha encaixou sem maiores problemas, e o juiz encerrou a etapa.

2º tempo

No retorno para a etapa complementar, Allan foi logo advertido com o cartão amarelo — o terceiro do Flamengo no jogo — por falta em Gregore, aos dois minutos. A bronca com a arbitragem de Bruno Mota Correia aumentou aos seis, quando Bruno Henrique sofreu falta não marcada em investida pela direita.

O primeiro amarelo para o Botafogo veio aos oito, por falta de Gregore em De La Cruz. Na cobrança da infração, próxima ao círculo central, Arrascaeta lançou na cabeça de Danilo, que jogou para o meio. Léo Ortiz, então, surgiu para colocar a bola no fundo do gol e inaugurar o placar no Maracanã.

O Botafogo, então, reagiu de imediato. Em uma sequência de ataques aos 14 minutos, uma das finalizações chegou a passar pelo goleiro Matheus Cunha, mas Danilo se jogou na bola e impediu o gol. Neste momento, Filipe Luís fez duas alterações: entraram Gerson e Erick Pulgar, saíram De La Cruz e Everton Cebolinha.

Enquanto o Flamengo seguiu tentando reter a bola, o Botafogo buscou adotar uma postura mais ofensiva. No entanto, esbarrava no controle rubro-negro e tinha dificuldades para ameaçar o gol de Matheus Cunha. O Mengão, por sua vez, também reduziu o perigo sobre a meta do rival e desacelerou o jogo.

Aos 28 minutos, o Botafogo chegou de vez. Em cruzamento de Cuiabano pelo lado esquerdo, Igor Jesus cabeceou com endereço, mas Varela surgiu em cima da linha para salvar a pátria rubro-negra. A torcida comemorou como um gol no Maracanã. Três minutos depois, Filipe Luís trocou Arrascaeta e Allan por Michael e Evertton Araújo.

Os lances de perigo começaram a rarear ainda mais a partir daí, com os dois times sentindo dificuldades na criação. Em contra-ataque aos 41 minutos puxado por Igor Jesus, que ganhou bola no meio-campo, Rafael Lobato foi lançado e emendou da entrada da área. Matheus Cunha evitou o gol.

A placa de cinco minutos de acréscimo subiu no Maracanã, mas o panorama do jogo não se alterou e os times não conseguiram criar novas chances. O Flamengo, inclusive, passou a tocar a bola de um lado para o outro, fazendo o tempo passar. No fim, o apito do árbitro trouxe uma grande confusão em campo, a vitória e a liderança do campeonato.

Agora, o Flamengo vira os esforços para mais um clássico do Campeonato Carioca. No próximo sábado, o Rubro-Negro volta ao Maracanã para enfrentar o Vasco, novamente às 21h30 (horário de Brasília). O jogo é válido pela penúltima rodada da primeira fase do Estadual.

À propos de Publisher