MundoBola Flamengo
·5 août 2025
Léo Ortiz vive sequência especial no Flamengo e alcança marca importante no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·5 août 2025
Em meio à dificuldade recente do Flamengo para transformar a superioridade em gols, Léo Ortiz tem sido fundamental para o time no Brasileirão. Seja com gols, assistências ou passes que quebram linhas, o zagueiro é destaque quando o assunto é capacidade técnica e acaba de alcançar um feito relevante: é o zagueiro brasileiro com mais participações em gols no Campeonato Brasileiro nesta década.
Ortiz participou diretamente de seis gols na liga desde que chegou ao Flamengo: dois gols marcados e quatro assistências. Esse número, somado aos sete gols que produziu para o Red Bull Bragantino, coloca o defensor no topo do ranking ao lado de Murilo, do Palmeiras, com 13 participações no total. Só Gustavo Gómez tem mais: 17. O levantamento é do portal "ge".
Mesmo quando a estatística não computa oficialmente o lance como assistência, Ortiz aparece. Foi ele quem lançou com precisão para Plata no início da jogada que resultou no gol de Arrascaeta contra o Ceará, no empate por 1 a 1 no Castelão. Contra defesas fechadas, o camisa 3 tem furado retrancas como se fosse um meia.
Antes disso, Léo Ortiz já havia garantido vitórias importantes para o Flamengo com lances capitais. Foi dele o gol da vitória sobre o Atlético-MG e também a assistência que deixou Pedro livre para marcar contra o Fluminense, ambos os jogos terminaram 1 a 0 para o Rubro-Negro.
Dos últimos cinco gols do Flamengo no Brasileirão, quatro tiveram participação direta de zagueiros. Além de Ortiz, Léo Pereira balançou a rede na virada sobre o Bragantino e reforçou o papel cada vez mais ofensivo da linha defensiva rubro-negra.
Léo Ortiz, Danilo e Léo Pereira ocupam, respectivamente, a sexta e a sétima posição na lista de artilheiros do Rubro-Negro na temporada. O primeiro marcou quatro vezes, enquanto a dupla está empatada com três tentos cada. Eles possuem mais gols que Cebolinha, Michael, Juninho e Gonzalo Plata, por exemplo.