Vozes do Gigante
·7 mai 2025
Libertadores: Inter busca quebrar impressionante tabu na Colômbia

In partnership with
Yahoo sportsVozes do Gigante
·7 mai 2025
O Inter tem uma importante oportunidade para voltar a ganhar como visitante na temporada. Nesta quinta-feira (08), a equipe treinada por Roger Machado pode “calar” novamente um estádio adversário ao visitar o Atlético Nacional na cidade de Medellín, na Colômbia, em jogo da quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2025.
Desde 8 de março, quando venceu o Gre-Nal na ida da final do Campeonato Gaúcho na Arena por 2 a 0, o Colorado não vence jogos fora de casa. São quatro empates e uma derrota em sequência longe do Gigante. Para além disto, há um tabu histórico em solo colombiano a ser quebrado.
Na Colômbia, em jogos da Copa Libertadores, o Internacional nunca venceu uma partida. São cinco empates e duas derrotas. Os últimos três jogos terminaram em resultado de igualdade.
Em 2015, o Inter perdeu pela última vez: foi o duelo de ida das quartas de final contra o Independiente Santa Fe na capital Bogotá. O placar foi de 1 a 0 para o time local. Em 2020, na segunda fase prévia aos grupos, houve um 0 a 0 com o Deportes Tolima no município de Ibagüé, enquanto que, na fase de grupos, ocorreu um novo 0 a 0, desta vez com o América na cidade de Cali. Mais recentemente, na fase de grupos de 2023, o Inter estreou no torneio com um empate por 1 a 1 diante do Independiente de Medellín, no estádio Atanasio Girardot, mesmo local do jogo desta quinta-feira (08) contra o Atlético Nacional.
Na temporada 2012, o Inter participou da fase anterior à etapa de grupos pela primeira vez. O adversário foi o colombiano Once Caldas. Depois de vencer o jogo de ida por 1 a 0 no Gigante, ocorreu em um empate por 2 a 2 na cidade de Manizales, que serviu ao Colorado para avançar na competição.
A primeira vez que o Inter jogou na Colômbia pela Libertadores foi no ano de 1980. No triangular semifinal, o Colorado enfrentou o América de Cali. Em solo colombiano, as duas equipes empataram sem gols. O argentino Vélez Sarsfield foi o outro integrante desta fase, que antecedeu a final perdida pelo Internacional, do histórico meio-campista Paulo Roberto Falcão, para o Nacional, do Uruguai.
En 1993, o Inter foi eliminado na fase de grupos, na qual teve pelo caminho dois times colombianos. Contra o América de Cali, houve derrota na Colômbia por 4 a 2 e empate por 0 a 0 com o Atlético Nacional em Medellín, confronto que será reeditado nesta quinta-feira (08), às 21h30 pelo fuso horário de Brasília (DF), o que equivale às 19h30 no fuso local.