Gazeta Esportiva.com
·8 décembre 2025
Lucas Moura e Calleri desabafam após temporada difícil no São Paulo

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·8 décembre 2025

Os atacantes Lucas Moura e Jonathan Calleri utilizaram as redes sociais nesta segunda-feira para desabafar sobre a temporada abaixo das expectativas vivida pelo São Paulo em 2025. Ambos lamentaram o desempenho coletivo e individual ao longo do ano e reconheceram que não conseguiram atingir os objetivos planejados.
Lucas Moura afirmou que esta foi a temporada mais dura de sua carreira. O camisa 7 destacou que a lesão na cápsula posterior do joelho direito, sofrida em março, comprometeu todo o seu rendimento e tornou o processo de recuperação mais lento e complexo do que o previsto.
“Fim de mais uma temporada, e essa, de 2025, certamente não foi a que eu imaginava, pelo contrário, foi, sem dúvida, a temporada mais desafiadora e mais difícil da minha carreira”, escreveu.
“A lesão em março mudou meu ano, e ali começou a minha luta. A recuperação está sendo muito mais lenta, mais dura e mais complexa do que todos nós imaginávamos”, completou.
Lucas ainda reforçou que trabalha para retornar em alto nível no próximo ano.
“E o foco é claro: voltar em 2026 no meu mais alto nível, no nível que exijo de mim mesmo. Sem atalhos, sem expectativa externa, mas com muito trabalho, consistência e disciplina diária”, pontuou.
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Lucas Moura (@lucasmoura7)
Desde o início da temporada, Lucas enfrentou sucessivos problemas no joelho direito. Inicialmente, o atleta teve constatado um trauma na região. Após mais avaliações, houve o diagnóstico de uma lesão ligamentar parcial e estiramento na cápsula posterior do joelho direito.
Para corrigir o problema, Lucas Moura passou por uma artroscopia no joelho direito, um procedimento pouco invasivo, para a retirada de uma fibrose no local. A cirurgia aconteceu no dia 30 de agosto e, no final de setembro, voltou aos gramados. Porém, voltou a sentir dores em novembro, precisando de um novo procedimento que o afastou até o fim do ano.
Em 2025, Lucas disputou 28 partidas (14 como titular), marcou cinco gols e deu uma assistência.
Assim como Lucas, Calleri também compartilhou sua frustração com o desempenho do ano. O atacante rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em abril e não voltou a atuar na temporada. Apesar da longa ausência, o argentino ressaltou que conseguiu se recuperar bem e está preparado para voltar a competir em 2026.
“Pessoalmente, foi um ano muito difícil e me tocou passar por uma lesão grave, mas nesses 7 meses me recuperei da melhor forma, tanto física como mental, e estou outra vez pronto para dar batalha em 2026”, afirmou.
Calleri encerrou 2025 com apenas 18 jogos disputados, três gols marcados e quatro assistências.
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Jonathan Calleri (@jocalleri)









































