Lugano sai em defesa de Jorginho: 'Futebol não é basquete' | OneFootball

Lugano sai em defesa de Jorginho: 'Futebol não é basquete' | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·21 octobre 2025

Lugano sai em defesa de Jorginho: 'Futebol não é basquete'

Image de l'article :Lugano sai em defesa de Jorginho: 'Futebol não é basquete'

Os pedidos de pênalti por parte do Palmeiras no jogo contra o Flamengo, por lance envolvendo o volante Jorginho e o zagueiro Gustavo Gómez, chegaram ao ex-zagueiro Lugano. Com longa passagem no futebol brasileiro, o uruguaio saiu em defesa do jogador do Flamengo e explicou o motivo de o contato não ter sido faltoso.

Sem discutir com a imagem, Lugano reforça que houve, sim, um toque — considerado imprudente — de Jorginho nas costas de Gustavo Gómez. A questão é que o contato não é faltoso, ou seja, não tem força suficiente para impactar o jogador adversário. Portanto, o ex-zagueiro concordou com a decisão de mandar o jogo seguir.


Vidéos OneFootball


"Eu vou ser coerente ao que eu sempre falei, eu joguei futebol 20 anos, eu sei que futebol se joga do mesmo jeito há 100 anos. Nos últimos cinco anos mudou com a imagem, mas ainda no futebol, para que seja pênalti, o contato, o movimento tem que ter a força suficiente para derrubar o rival. Não é o caso. Nesse caso, o Jorginho apoia mal, mas não suficientemente forte para derrubar o Gómez desse jeito", analisou Lugano no "Resenha da Roda".

Lugano ainda fez comparações com outros esportes, como vôlei (em que não existe contato físico entre equipes) e basquete (em que as faltas por contato são bem mais comuns que no futebol). Neste esporte, relembrou o zagueiro, o contato faz parte do jogo. E, para ser considerado falta, precisa realmente ter alguma força para afetar o rival.

"Futebol ainda é um esporte de contato, ainda não é basquete nem voleibol. Depois do contato, tem que ter a força suficiente para derrubar o adversário. Está no limite. No futebol que eu joguei, o contato tem que ser forte o suficiente. Jorginho foi imprudente, mas imprudência não é pênalti. É apenas imprudência", finalizou Lugano.

Com Jorginho à disposição, o Flamengo vira a página após vencer o Palmeiras e foca no jogo contra o Racing, pela ida das semifinais da Libertadores. A partida acontece no Maracanã, nesta quarta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília). A definição do classificado à final sai sete dias depois, em Buenos Aires.

À propos de Publisher