Glorioso 1904
·31 mars 2026
Mais de 60 anos depois, recorda-se momento marcante na história do Benfica

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·31 mars 2026

Recorda-se hoje um momento vivido há 65 anos, protagonizado por , 'lenda viva' do Benfica, numa partida frente ao Aarhus, na Dinamarca, inserida na conquista da Taça dos Campeões Europeus na época 1960/61.
Nesse encontro, o antigo avançado - que foi distinguido recentemente - esteve em destaque ao apontar dois golos na vitória por 4-1, contribuindo para o percurso que viria a culminar na conquista da cobiçada prova. A exibição acabou por marcar também os adeptos da equipa adversária.
No final da partida, os adeptos dinamarqueses invadiram o relvado e levaram José Augusto nos ombros, num gesto raro de reconhecimento ao desempenho do na altura jogador do Benfica. O momento ficou associado à dimensão da atuação nesse jogo.
Anos mais tarde, o antigo internacional português recordou o episódio, referindo ter sido uma situação "inesperada" embora "extraordinária". "Cheguei ao máximo! No Benfica e no meu Barreirense", anotou o glorioso extremo.
O avançado integrou uma geração marcante do Clube, conquistando duas Taças dos Campeões Europeus (1960/61 e 1961/62) e participando em três finais da competição (1962/63, 1964/65 e 1967/68), deixando o nome ligado a uma das fases mais relevantes da história do Benfica.









































