Mangala: “Espero que os meus amigos no Estoril me perdoem, mas quero o FC Porto campeão” | OneFootball

Mangala: “Espero que os meus amigos no Estoril me perdoem, mas quero o FC Porto campeão” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·11 avril 2026

Mangala: “Espero que os meus amigos no Estoril me perdoem, mas quero o FC Porto campeão”

Image de l'article :Mangala: “Espero que os meus amigos no Estoril me perdoem, mas quero o FC Porto campeão”

Eliaquim Mangala encontra-se na Bolívia, onde representa o modesto Oriente Petrolero, mas o trajecto do defesa-central francês, hoje com 35 anos, passou por palcos de grande dimensão, títulos e duas passagens pelo futebol português: FC Porto e Estoril. Bicampeão nacional pelos dragões, em 2011/12 e 2012/13, seguiu depois para clubes como Manchester City, Everton e Valencia, regressando a Portugal em 2023, de onde saiu no ano passado após duas épocas ao serviço dos canarinhos.

Na Amoreira, admite que criou e deixou ligações fortes, mas, para o encontro de domingo entre canarinhos e dragões, o desejo é claro: uma vitória azul e branca, com o título em vista. “Para ser sincero, quero que o FC Porto seja campeão. Sei que tenho muitos amigos no Estoril e espero que me perdoem, mas quero o FC Porto campeão. Então vou mais para uma vitória do FC Porto. Espero que o Estoril faça um bom jogo, mas este ano quero ver o FC Porto ser campeão”, começa por dizer, em conversa com o jornal Record, o experiente internacional gaulês.


Vidéos OneFootball


Mangala considera que o desafio é “decisivo” para a equipa de Francesco Farioli, “obrigada” a vencer num terreno que, recorda, costuma ser historicamente complicado para os dragões. “É um jogo mais importante para o FC Porto do que para o Estoril, porque vai ser decisivo. A história diz que é sempre um desafio difícil, sobretudo fora, para o FC Porto, mas agora há uma pressão extra. No entanto, quem quer ser campeão tem de ganhar em qualquer lado. O FC Porto tem tudo na mão e quer ganhar. O Estoril vai jogar pela motivação, quer um bom resultado e fazer um bom jogo. Vai ser um jogo disputado e o FC Porto tem de estar ao melhor nível. Se quiser ser campeão tem de ganhar este jogo. É ‘sim ou sim'”, avalia.

Sobre as crónicas dificuldades portistas na Amoreira, Mangala recordou a temporada 2023/24, na qual os canarinhos disputaram quatro jogos com o FC Porto e venceram três. “Até no meu tempo de FC Porto, perdi no Estoril. Há uma história que não é só de hoje. No ano passado o FC Porto ganhou no Estoril, mas é verdade que essa época 23/24 foi incrível nesse sentido. Não sei se Benfica ou Sporting já ganharam três vezes ao FC Porto na mesma época. É algo que vamos lembrar sempre e em Portugal também. Fizemos história e é sempre uma boa recordação”, nota.

À propos de Publisher