Coluna do Fla
·12 juin 2026
Maracanã vazio e Seleção Brasileira na Argentina: o curioso dia em que o Flamengo jogou durante a Copa

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·12 juin 2026

O futebol brasileiro vive um período de paralisação para a Copa do Mundo, garantindo que os clubes não sofram desfalques durante o Mundial. Entretanto, essa organização do calendário nem sempre existiu.
Antigamente, o Flamengo enfrentou dificuldades severas em períodos de jogos do Brasil. Isso porque, a Seleção Brasileira já chegou a desfalcar o elenco e a comissão técnica rubro-negra em momentos decisivos das temporadas.
A história, detalhada no livro ‘1978 – O Ano em que Fizemos Contato’ do escritor Mauricio Neves de Jesus, registra episódios onde o Rubro-Negro pagou um preço alto pelo sucesso do plantel. Nesse ano, a realidade impôs obstáculos graves ao Mais Querido.
A perda do técnico Cláudio Coutinho durante todo o primeiro semestre marcou aquele ano, exigindo adaptações constantes e forçadas no comando. O clube disputou fases decisivas do Campeonato Brasileiro de 1977 e o início da competição de 1978 sem o comandante principal.
A desfiguração do plantel se tornou evidente na época: Zico e Toninho, pilares da equipe, se apresentaram à Seleção Brasileira e retornaram apenas no segundo semestre, lesionados. O comando técnico passou, então, pelas mãos de Jaime Valente e, posteriormente, de Joubert.
Mesmo com os jogos da Seleção agendados e os convocados do Flamengo, o Campeonato Brasileiro manteve o curso enquanto a bola rolava na Argentina. Tal cenário é impensável para os padrões atuais.
Registros do livro de Mauricio Neves de Jesus, datados de 7 de junho de 1978, ilustram esse contraste. Enquanto o Brasil empatava sem gols contra a Espanha em Mar del Plata, com Zico em campo, o Maracanã recebia o confronto entre Flamengo e Botafogo de Ribeirão Preto.
O duelo no Rio de Janeiro ocorreu diante de um público de apenas 3.790 torcedores. O Flamengo superou o Botafogo por 2 a 0, com gols de Adílio e Merica, garantindo a classificação para a fase semifinal do Brasileiro. A cena revelou um ambiente singular: até as emissoras de rádio operavam com equipes secundárias, enquanto os principais radialistas acompanhavam a Seleção Brasileira.
Flamengo 2×0 Botafogo (SP) 7 de junho de 1978 – Campeonato Brasileiro – Grupo I – Maracanã
Cantarele, Ramirez, Rondinelli, Dequinha e Junior; Merica, Carpegiani e Adílio; Silvinho (Júnior Brasília), Cláudio Adão (Radar) e Tita. Técnico: Joubert.
Brasil 0x0 Espanha 7 de junho de 1978 – Copa do Mundo – Estádio Mundialista – Mar del Plata
Leão, Nelinho (Gil), Oscar, Amaral e Edinho; Batista, Toninho Cerezo e Zico (Jorge Mendonça); Toninho Baiano, Reinaldo e Dirceu. Técnico: Cláudio Coutinho.
Com Léo Pereira, Lucas Paquetá, Danilo e Alex Sandro à disposição, a Seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo contra o Marrocos. A bola rola neste sábado (13) a partir das 19h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. O Brasil busca um início positivo na competição diante do primeiro adversário.







































