Marcas do atropelo: maior goleada em 24 anos para o Vasco; pior Santos desde pré-Pelé | OneFootball

Marcas do atropelo: maior goleada em 24 anos para o Vasco; pior Santos desde pré-Pelé | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·18 août 2025

Marcas do atropelo: maior goleada em 24 anos para o Vasco; pior Santos desde pré-Pelé

Image de l'article :Marcas do atropelo: maior goleada em 24 anos para o Vasco; pior Santos desde pré-Pelé

O confronto entre Vasco e Santos, no arranque da segunda volta do Campeonato Brasileiro, ficou marcado tanto para o bem como para o mal. O Cruz-Maltino revitalizou-se com uma goleada por 0-6, algo que não acontecia há mais de duas décadas. Por outro lado, o Peixe mergulhou numa crise aparentemente sem fim e despediu o treinador Cléber Xavier.

Este foi, sem dúvida, o maior resultado já alcançado por um vencedor deste duelo. Até agora, ambas as equipas estavam em pé de igualdade, com vitórias de 5-1 a favor ou contra. Estes confrontos ocorreram no Brasileirão, na Taça Brasil e no Torneio Rio-São Paulo.


Vidéos OneFootball


Com um século XXI bastante desafiador, incluindo quatro descidas à segunda divisão, o Vasco não desfrutava de uma vitória tão expressiva sobre um rival desde 2001.

A última vez tinha sido contra o São Paulo, num contundente 7x1 pelo Brasileirão. Nesse ano, o Gigante da Colina também goleou o Guarani pelo mesmo resultado, mas nem sequer avançou para a fase eliminatória, que estava reservada aos oito primeiros classificados.

O Pior Santos Desde 1953

A equipa do Santos assegurou, com o título da segunda divisão no ano passado, o regresso à elite do Brasileirão. E este regresso tem sido muito aquém do esperado pela direção e pelo presidente do clube, Marcelo Teixeira.

Ainda no início desta jornada, contra o mesmo Vasco da Gama, o dirigente mostrou-se insatisfeito após uma derrota por 1-0 em São Januário. Segundo ele, uma equipa que aspira a lutar pelos lugares cimeiros não deveria perder pontos contra o Vasco. Pouco tempo depois, a pressão sobre Pedro Caixinha tornou-se insustentável e o treinador foi demitido.

«É inaceitável que o Santos inicie uma campanha onde pretende ser protagonista, com todo o respeito ao Vasco, mas era um jogo para três pontos. Uma equipa que quer estar entre os primeiros não pode sofrer os golos que sofremos. O Santos tem que vir aqui, com o plantel que tem hoje, enfrentar o Vasco e sair com os três pontos», declarou Marcelo Teixeira na altura.

É necessário recuar 72 anos no tempo para encontrar uma temporada tão difícil para o Santos. Em 1953, ou seja, antes da Era Pelé no clube, o Santos teve 18 derrotas em 37 partidas oficiais da temporada. Atualmente, o Peixe de 2025 tem uma taxa de derrotas de 42,86 por cento, com 15 derrotas em 35 partidas.

Gosto Amargo Também para Neymar

A goleada sofrida contra o Vasco deixou os adeptos revoltados nas bancadas do Morumbi e a principal referência técnica, Neymar, em lágrimas após o apito final.

Esta derrota por seis golos foi simplesmente a pior de toda a carreira de Neymar. Até agora, os piores resultados com o avançado em campo eram de 4-0.

Antes de se transferir para o Barcelona, o Peixe de Ney foi superado pelos catalães, por quatro golos, na final do Mundial de Clubes. Já com a camisola do Barça, Neymar e companhia perderam por 4-0. Esse resultado acabou por ser esquecido, já que, no jogo de volta, os catalães impuseram um esmagador 6-1 e avançaram na competição.

Resta saber se o Santos de 2025, com Neymar como principal figura, será capaz de dar uma resposta. A equipa está na 15ª posição no campeonato nacional e tem apenas dois pontos de vantagem sobre o Vitória, a primeira equipa na zona de despromoção.

À propos de Publisher