Jornal do Fla
·20 avril 2026
Mestre de Final Fantasy no Maracanã: Yoshitaka Amano veste Manto e assiste vitória do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsJornal do Fla
·20 avril 2026

O domingo de Brasileirão no Maracanã contou com uma presença ilustre e, para muitos, surpreendente. Yoshitaka Amano, lendário artista japonês e um dos maiores ícones da cultura pop mundial, aproveitou a passagem pelo Rio de Janeiro para acompanhar de perto a vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Bahia.
O artista, conhecido por ser o “pai visual” da franquia de games Final Fantasy, compartilhou o momento em suas redes sociais. Vestindo o Manto Sagrado e aproveitando uma cerveja, Amano registrou o clima do estádio em seus stories do Instagram.
A presença de Yoshitaka não chega a ser uma surpresa. Não pelo artista japonês especificamente, mas pela constante presença de pesonalidades e turistas estrangeiros que vão aos jogos do Flamengo como parte do roteiro turístico no Rio de Janeiro.
Essa “invasão” de personalidades internacionais reforça o Flamengo como um produto turístico e cultural do Rio. Para o clube, essa exposição global consolida a marca no exterior, além do retorno financeiro imediato.
Quem já jogou qualquer título da série Final Fantasy ou assistiu a clássicos como Speed Racer e Vampire Hunter D, você conhece o trabalho de Amano. Ele é o responsável por criar a identidade visual, o design de personagens e as capas que fizeram dos videogames obras de arte.
Seu traço carrega uma mistura de elementos tradicionais japoneses com o surrealismo e a art nouveau. Além dos games e animes, Amano é um nome respeitado na moda e nos quadrinhos, tendo colaborado com a Vogue Itália e ilustrado obras para a DC Comics (Batman) e o premiado Sandman, de Neil Gaiman.
A visita ao Maracanã não foi por acaso. Amano está na cidade para o lançamento de “Yoshitaka Amano – Além da Fantasia”, a maior exposição já realizada sobre sua trajetória, que abre as portas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ), no Centro do Rio, nesta quarta-feira (22).
A mostra é um prato cheio para fãs do universo geek e de artes visuais. Serão exibidas 218 obras originais, incluindo pinturas inéditas em grandes dimensões e as famosas peças em alumínio que só podem ser apreciadas em sua totalidade presencialmente.
A exposição ocupa todo o segundo andar do CCBB e é dividida em sete núcleos temáticos, que passam por toda a sua carreira, desde o início no estúdio Tatsunoko até as colaborações internacionais.
Um dos grandes diferenciais da temporada carioca é a sala imersiva desenvolvida pela AYA Studio. Nela, as pinturas de Amano ganham vida através de camadas de movimento e digitalização, permitindo que o público “mergulhe” no universo do artista.
Após atrair mais de 118 mil pessoas em Belo Horizonte e passar por São Paulo, a exposição fica no Rio até o dia 22 de junho, com entrada gratuita.
Fique por dentro de tudo no seu WhatsApp! 📲 Quer receber as notícias do Mengão em primeira mão, direto no seu celular? Entre agora no canal oficial do Jornal do Fla no WhatsApp e não perca nenhum detalhe sobre o nosso Mais Querido.CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO CANAL









































