Leonino
·8 janvier 2026
Mikel Arteta comenta crise de Gyökeres e 'culpa' Sporting: “Sozinho”

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·8 janvier 2026

Mikel Arteta considera que Viktor Gyökeres estava “bastante protegido” no Sporting. Em declarações à Sky Sports, o técnico do Arsenal abordou a crise do internacional sueco e afirmou que, em Portugal, o contexto era o ideal para o ponta-de-lança brilhar, algo que não acontece, para já, em Londres.
“Gyökeres sentia-se bastante protegido”
"Faço sempre um exercício com os jogadores novos. No caso do Gyokeres foi: vens para um novo país. Falas a língua? Qual é a tua situação familiar? Porque onde estava, sentia-se bastante protegido. Mas quando vem para cá, está exposto, sozinho e precisa de ficar cinco meses num hotel”, começou por referir Mikel Arteta.
“Depois vem para cá e o calendário muda. Precisa de jogar a cada três dias na liga mais exigente do mundo, onde nunca jogou. Depois, o sistema é diferente, a metodologia é diferente, os companheiros são diferentes. E um número 9 precisa de sinergia e química com os outros jogadores", acrescentou o técnico do Arsenal.
“Poderia marcar mais golos, mas todos os outros aspetos são extraordinários”
"Depois, é todo um ambiente novo, pressão, expectativas. São muitos fatores. O meu julgamento de um jogador é perceber se ele está a cumprir o seu papel. No caso do Viktor? Está a fazê-lo muito bem. Poderia marcar mais golos, mas todos os outros aspetos são extraordinários", finalizou Mikel Arteta.
Nesta temporada, com a camisola do Arsenal, Viktor Gyökeres – avaliado em 70 milhões de euros – realizou 23 jogos: 18 na Premier League, quatro na Liga dos Campeões e um na EFL League Cup. Nos 1.552 minutos em que esteve em campo, o avançado, que rendeu mais alguns milhões ao Sporting, marcou sete golos.









































