Gazeta Esportiva.com
·14 février 2026
Momentos distintos e história gloriosa: relembre seis jogadores em comum de São Paulo e Ponte Preta

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·14 février 2026

Clubes históricos do estado, São Paulo e Ponte Preta vivem momentos distintos em 2026. Após ser campeã da Série C, a Macaca teve seu rebaixamento decretado no Campeonato Paulista com duas rodadas de antecedência. O Tricolor, por sua vez, é um dos líderes do Brasileirão e possui condições de se classificar às quartas de final do Estadual.
Se o tempo presente é muito diferente para as equipes, o passado une os dois times com grandes atletas em comum. A Gazeta Esportiva separou seis jogadores que passaram por São Paulo e Ponte Preta. Veja abaixo:
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Nelsinho iniciou sua carreira em 1967, atuando na Ponte Preta como lateral-direito. Ficou até 1971, quando seguiu para o São Paulo. Como treinador da Ponte, conquistou o terceiro lugar no Paulista de 2001, no mesmo ano que a Macaca realizou sua melhor campanha na Copa do Brasil: 3º lugar.
Mineiro é conhecido por ser um dos maiores volantes da história da Macaca. Foram 99 jogos, com sete gols marcados, três Bolas de Prata (uma jogando pela Ponte), e diversas convocações para a Seleção Brasileira. No São Paulo, o jogador foi o autor do gol do título mundial contra o Liverpool e foi campeão brasileiro em 2006.

Mineiro, pelo São Paulo (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Revelado na base da Ponte, Luis Fabiano estreou no profissional aos 18 anos, em 1998, contra o Santos. Em 2000, foi negociado com o Rennes, da França, mas foi para o São Paulo em 2001.Após defender o Brasil na Copa de 2010, ele retornou ao Brasil em 2011, justamente para o Tricolor, onde ficou até 2015.

Luís Fabiano pelo São Paulo (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)
José Oscar Bernardi
Ao lado de Dario Pereyra, José Oscar Bernardi formou uma das maiores duplas de zaga da história do São Paulo, ajudando o clube a conquistar quatro Campeonatos Paulistas e um Campeonato Brasileiro em sete anos. Ele atuou durante seis anos na Ponte Preta. Entre 1973 e 1979.

Leão e José Oscar Bernardi – Foto: Acervo / Gazeta Press
Mais uma joia revelada na base da Ponte Preta. Chicão era um volante que tinha uma forte pegada e foi convocado para a Copa do Mundo de 1978, na Argentina, em que o Brasil ficou com a 3ª colocação. Ele defendeu o São Paulo entre 1973 e 1979.
Washington possui duas passagens pelo Ponte Preta. Em 2001, foi artilheiro do Paulistão (14 gols) e Copa do Brasil (12). Pela Seleção, participou das Eliminatórias da Copa 2002 e jogou a Copa Confederações 2001. No São Paulo, o atacante marcou 45 gols em 86 jogos, entre 2009 e 2010.









































