Leonino
·12 janvier 2026
Morten Hjulmand obriga Sporting a procurar soluções para janeiro

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·12 janvier 2026

Com mais um compromisso à vista, Rui Borges volta a enfrentar dificuldades na gestão do plantel devido ao elevado número de indisponíveis. Para a receção ao Casa Pia, marcada para sexta-feira, às 20h15, há ainda uma nova ausência a registar: Morten Hjulmand, que cumpre castigo após ter visto o quinto cartão amarelo no campeonato, no empate frente ao Gil Vicente (1-1).
A indisponibilidade do capitão para o primeiro encontro da segunda volta foi confirmada no dia 2, o que permitiu à equipa técnica preparar alternativas para o duelo com os gansos. Nesse contexto, Hidemasa Morita surge como o principal candidato a ocupar a vaga no meio-campo, solução que deverá começar a ser trabalhada a partir do próximo treino. O médio japonês poderá regressar ao onze inicial cerca de um mês depois da última titularidade, frente ao AVS SAD (6-0), formando dupla com João Simões. Apesar de já terem partilhado o relvado noutras ocasiões, como na recente partida com o Vitória de Guimarães, nunca iniciaram um jogo juntos.
Resolvida uma questão, surge outra no horizonte. Hjulmand - que recentemente voltou a elogiar Victor Froholt - também não poderá alinhar no encontro seguinte, frente ao PSG, agendado para o dia 20, igualmente em Alvalade, desta feita por castigo na Liga dos Campeões. Tendo em conta a exigência do adversário e o curto intervalo de apenas quatro dias entre jogos, Rui Borges terá de voltar a ajustar o meio-campo. Giorgi Kochorashvili apresenta-se como uma das opções, enquanto Daniel Bragança parte em desvantagem, depois de um longo período de paragem e com menor ritmo competitivo.
Até ao duelo com o Arouca, marcado para o dia 24, o Sporting ficará privado do seu habitual organizador no setor intermédio. Ainda assim, os números mostram que a ausência de Hjulmand nem sempre se refletiu negativamente: em 15 jogos em que o médio não esteve disponível — cinco deles por suspensão —, o clube registou apenas um empate, frente ao AVS SAD (2-2), e uma derrota, diante do Dortmund (0-3), ambos na época passada.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 26 partidas: 16 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e outra na Supertaça. Nos 2.342 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez três assistências.









































