Papo na Colina
·13 novembre 2025
Mudança no futebol mundial: FIFA cria “Super Data FIFA”, CBF altera calendário e Vasco já se prepara para temporada que começa em janeiro

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·13 novembre 2025

O Vasco da Gama já se movimenta diante das mudanças que vão impactar o futebol mundial a partir de 2026. A FIFA anunciou a criação da chamada “Super Data FIFA”, que modificará o formato das convocações de seleções e obrigará ajustes significativos no calendário nacional. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que o Campeonato Brasileiro começará mais cedo, em janeiro, alterando toda a rotina de planejamento dos clubes.
Atualmente, o calendário conta com cinco janelas de Data FIFA por ano — em março, junho, setembro, outubro e novembro —, cada uma com duração de nove dias. A partir do próximo ano, o número de janelas cairá para quatro, mas uma delas será estendida: a Super Data FIFA, com 16 dias, permitindo até quatro partidas por seleção.

Foto: Rafael Ribeiro/CBF.
O novo formato prevê as seguintes janelas: março com nove dias, junho com nove dias, setembro e outubro unificados em uma janela de 16 dias (a Super Data FIFA) e novembro novamente com nove dias. A Série A do Campeonato Brasileiro será interrompida durante as Datas FIFA, mas, de acordo com a CBF, poderá ser retomada logo após o fim dos compromissos das seleções.
A Confederação Brasileira de Futebol oficializou as datas da próxima temporada em coletiva com o presidente Samir Xaud, confirmando ajustes importantes nas principais competições. O Brasileirão 2026 começará em 28 de janeiro e terminará em 2 de dezembro. Já a Copa do Brasil passará a ter final em jogo único, e os clubes da Série A entrarão a partir da quinta fase, reduzindo o número total de datas. Os Estaduais também sofrerão cortes, passando de 16 para 11 datas, com início em 11 de janeiro e encerramento até 8 de março.
O Campeonato Carioca, por exemplo, começará em 14 de janeiro e terminará em 8 de março, com dois grupos de seis times e confrontos em turno único entre as chaves. Quartas e semifinais terão formato reduzido, e a grande final será disputada em jogo único.
A temporada de 2026 terá pausa entre 1º de junho e 20 de julho para a Copa do Mundo, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá. Além disso, a janela de transferências nacional será dividida em dois períodos: de 5 de janeiro a 3 de março e de 20 de julho a 11 de setembro.
As principais datas do calendário de 2026 são as seguintes: Estaduais de 11 de janeiro a 8 de março; Copa do Brasil de 18 de fevereiro a 6 de dezembro; Brasileirão Série A de 28 de janeiro a 2 de dezembro; Série B de 21 de março a 28 de novembro; Série C de 5 de abril a 25 de outubro; Série D de 5 de abril a 13 de setembro; Copa do Mundo de 11 de junho a 19 de julho; Libertadores de 18 de fevereiro a 28 de novembro; Sul-Americana de 8 de abril a 21 de novembro; e Recopa nos dias 18 e 25 de fevereiro.

Foto: Divulgação / X @FFERJ
Com a criação da Super Data FIFA e o novo calendário da CBF, a temporada de 2026 promete ser uma das mais ajustadas e desafiadoras da história recente, especialmente para clubes como o Vasco, que terão de equilibrar viagens, convocações e decisões em um espaço de tempo ainda mais apertado.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News









































