Mundial escala árbitro brasileiro de histórico polêmico com Flamengo | OneFootball

Mundial escala árbitro brasileiro de histórico polêmico com Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·18 avril 2025

Mundial escala árbitro brasileiro de histórico polêmico com Flamengo

Image de l'article :Mundial escala árbitro brasileiro de histórico polêmico com Flamengo

Prestes a ser disputado entre os dias 14 de junho e 13 de julho, o Mundial de Clubes da Fifa já sabe quem serão os árbitros em ação nos Estados Unidos. E dois brasileiros foram colocados entre eles.

O primeiro deles é Wilton Pereira Sampaio, de 43 anos, da Federação Goiana de Futebol. Árbitro da Fifa desde 2013, foi eleito o melhor da posição no Campeonato Brasileiro de 2012.


Vidéos OneFootball


O brasileiro já participou do Mundial antes, além de ter apresentações em outras competições internacionais, como Copa do Mundo, Copa América, Eliminatórias, Libertadores e Sul-Americana.

Wilton, inclusive, foi escolhido como árbitro em três finais de Copa do Brasil: 2012, 2019 e 2022 — que terminou com vitória do Flamengo sobre o Corinthians, nos pênaltis.

O estilo do profissional costuma ser de parar bastante o jogo e não ter pudor de distribuir cartões. A média de Wilton costuma ser alta. Segundo o Transfermarkt, o árbitro deu 2.914 amarelos em 584 duelos— uma média de quase cinco por partida.

O outro árbitro brasileiro selecionado para o Mundial foi Ramon Abatti Abel, de 35 anos, que comandou a Supercopa do Brasil entre Flamengo e Botafogo, no início deste ano. O Rubro-Negro ficou com a vitória.

Membro da Federação Catarinense de Futebol, Ramon entrou no quadro da CBF em 2020 e começou a atuar em competições internacionais a partir de 2022.

Entre os principais campeonatos que esteve, destacam-se a Libertadores e a Copa do Mundo Sub-20 de 2023, além dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Ramon comandou a final do certame, entre França e Espanha, no Parc des Princes.

Os árbitros do Mundial em jogos do Flamengo

E os dois árbitros, naturalmente, têm históricos de participações em jogos do Rubro-Negro. Wilton, inclusive, já comandou mais de 40 partidas do Flamengo ao longo da carreira.

Uma das mais importantes foi a já citada final da Copa do Brasil de 2022. Após empate por 0 a 0 na ida, em São Paulo, Wilton apitou o jogo do Maracanã — que foi nervoso até o fim e terminou em 1 a 1.

Na ocasião, Wilton distribuiu três cartões amarelos, sendo dois para o Corinthians e um para o Flamengo (João Gomes), mas nenhum vermelho. A justificativa para a punição do volante foi "entrada temerária".

No reencontro entre os dois times na competição, na semifinal do ano passado, Wilton esteve lá novamente. O árbitro foi o responsável por apitar o jogo de ida, no Maracanã. O duelo terminou 1 a 0 para o Flamengo.

Uma polêmica, porém, surgiu no Campeonato Brasileiro de 2023, em clássico entre Flamengo e Fluminense. Já na reta final do jogo, Wilton decidiu expulsar Gabigol e Nino, um de cada time, por confusão no gramado.

Na ocasião, o atacante (então no Flamengo) fez uma falta no zagueiro, que reagiu enforcando o jogador. Wilton decidiu expulsar os dois, o que gerou reclamações de Gabigol na época. Confira o lance abaixo:

Ramon, por sua vez, já comandou um jogo do Flamengo no Brasileirão deste ano: a vitória sobre o Grêmio, por 2 a 0, fora de casa. Ao longo do duelo, deu três cartões amarelos, sendo dois para o Mais Querido: De La Cruz e Pulgar.

E o árbitro já se envolveu em polêmica com o Flamengo em algumas oportunidades. A primeira veio em 2023, quando o clube foi à sede da CBF protestar contra Ramon antes de jogo contra o Atlético-MG.

O motivo da insatisfação foi um jogo entre o Rubro-Negro e o Palmeiras, no Allianz Parque, em que Ramon ignorou um pênalti de Richard Ríos em Everton Ribeiro — em empurrão visto por ele como "contato mínimo".

Após causar outras polêmicas, principalmente em um jogo do Botafogo contra o Athletico-PR, Ramon voltou ao foco do Flamengo por uma atuação bastante ruim contra o Atlético-MG, no Brasileiro de 2024.

Em jogo pela 14ª rodada, na Arena MRV, o Flamengo até venceu por 4 a 2, mas teve dois pênaltis não marcados. Então técnico do clube, Tite disparou contra a arbitragem após a partida, em que também foi punido com amarelo.

No ano passado, o árbitro também irritou a cúpula rubro-negra pela atuação em jogo contra o Amazonas, pela Copa do Brasil. Nem a classificação do Flamengo acalmou os ânimos.

Logo após o jogo, o clube cobrou um pênalti não marcado em Pedro, no primeiro tempo. Pela atuação, o Flamengo protocolou uma reclamação formal na CBF.

Fabrício Bruno, ex-zagueiro do Flamengo e hoje no Cruzeiro, classificou Ramon como "arrogante" após derrota para o Corinthians, em setembro do ano passado.

À propos de Publisher