oGol.com.br
·14 septembre 2025
Na luta contra a degola, Athletic bate o Botafogo-SP e abre distância do Z4

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·14 septembre 2025
Em um jogo de duas equipes que brigam contra o rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro, o Athletic mostrou força como mandante e superou o Botafogo de São Paulo por 2 a 0. O time mineiro chegou a 32 pontos e se distanciou cinco pontos da zona de rebaixamento. Já a Pantera, com 28 pontos, está na 16ª posição.
No primeiro minuto de jogo o goleiro Adriel, do Athletic, já errou feio ao receber um recuo, se atrapalhou e cedeu escanteio ao Botafogo-SP. Apesar do susto, o time da casa teve maior posse de bola nos minutos iniciais e foi mais propositivo. Na primeira finalização, aos 11, Ronaldo Tavares cruzou, Wesley Gasolina emendou de primeira na segunda trave, mas mandou muito alto.
Mesmo com menor posse de bola, o Botafogo-SP finalizou mais vezes nos minutos seguintes. Aos 16, Gabriel Risso arriscou de muito longe ao ver Adriel adiantado, mas mandou para fora. Aos 16, em contra-ataque, Gabriel Barros teve espaço na frente da área, mas chutou torto. Já aos 29, foi a vez de Jefferson Nem arriscar após belo drible na área, mas a bola desviou na zaga e saiu pela linha de fundo.
O primeiro tempo seguiu sem grandes emoções e com equipes completamente erráticas na definição das jogadas. O Botafogo-SP teve sua melhor chance aos 40, quando Walisson recebeu com liberdade no lado direito, bateu cruzado e mandou para fora. Já o Athletic tentou pressionar nos acréscimos, mas com chutes travados no meio do caminho.
O segundo tempo começou mais animado. Aos 4, o Botafogo-SP ficou muito perto de abrir o placar, quando Carrillo foi lançado nas costas da zaga na área, bateu firme e parou em uma grande defesa de Adriel com a perna. Já o Athletic foi fatal. Aos 7, Ronaldo Tavares deu grande arranca na direita, bateu cruzado para o meio da área e Edson acabou marcando gol contra. Placar aberto.
O Athletic ficou no quase pouco depois em lance incrível. Max Souza se antecipou após cruzamento, bateu no contra-pé do goleiro Victor Souza, que fez uma defesaça antes da bola bater no travessão. No rebote, Ronaldo Tavares chutou para fora. O time da casa cresceu muito na partida e teve minutos de muito controle.
O Botafogo-SP não teve escolha a não ser ir com tudo ao ataque em busca de uma reação. Voltou a ser perigoso aos 26, quando Marquinho bateu forte por baixa da barreira em uma cobrança de falta e Adriel foi no canitnho espalmar.
Quando o time paulista ensaiava uma pressão, o Athletic conseguiu o gol da tranquilidade. Aos 35, após chutão de Adriel e bola ganhada no alto, Wellington Torrão recebeu passa na frente da área. O atacante chutou forte, contou com desvio para enganar o goleiro e marcou o segundo. O Botafogo-SP até foi ao ataque na reta final, mas cada passar de minuto deixou a missão mais difícil. Vitória mineira.