Esporte News Mundo
·30 janvier 2026
Novo técnico do Peru, Mano Menezes cutuca Neymar em apresentação

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·30 janvier 2026

Mano Menezes foi apresentado na noite desta quinta-feira (29) como novo treinador da seleção do Peru. O técnico falou sobre os desafios do novo cargo e relembrou sua passagem pela Seleção Brasileira, entre 2010 e 2012. Ao comentar sobre atletas que ajudou a desenvolver, declarou que Neymar pode retornar à Seleção desde que “pare de dançar um pouco”.
— Estive em Arequipa no Sul-Americano de 2011 acompanhando o sub-20 da Seleção Brasileira. Seis meses depois daquele torneio, tínhamos seis ou sete jogadores na seleção principal. A reformulação foi tão significativa que ainda temos jogadores na próxima Copa que surgiram deste torneio em 2011. Temos Danilo, Alex Sandro, Casemiro, temos Neymar… Se ele aguentar um pouco mais as pernas e parar de dançar um pouco, provavelmente teremos — cutucou.
Mano destacou a necessidade de resgatar a identidade histórica do futebol peruano, apostando em organização tática, competitividade e maior consistência coletiva. O treinador também sinalizou que pretende implementar um modelo de jogo adaptado às características dos atletas locais, com foco em médio e longo prazo.
— Para nós, é uma honra termos sido convidados a fazer parte da seleção nacional. Temos uma relação muito forte entre o Brasil e o Peru. Muitos técnicos brasileiros já estiveram aqui, como Didi, Tim e Paulo Autuori recentemente. Sabemos que os últimos anos não foram tão brilhantes em termos de resultados, mas estamos aqui porque acreditamos que podemos colocar o Peru de volta nos trilhos e torná-lo novamente uma equipe de topo, competindo com entusiasmo. Vamos construir um projeto e tentar recuperar nossa identidade. O jogador peruano é similar ao brasileiro na condução de bola e isso vai nos ajudar. Hoje o futebol nos exige construir desde trás. Aplico um jogo posicional, escolhendo jogadores capazes de construir com qualidade, recuperar a bola e responder bem nas transições. Vai além de ser um time defensivo ou ofensivo — completou.
O treinador de 63 anos chega para ocupar o cargo deixado por Ibañez, que não resistiu aos resultados recentes e foi desligado em setembro de 2025. A expectativa da entidade é que o novo treinador promova uma reconstrução técnica e planeja alcançar a vaga direta na Copa do Mundo de 2030.








































