MundoBola Flamengo
·18 septembre 2025
Números de Flamengo x Estudiantes: superioridade histórica embala Rubro-Negro no jogo de hoje

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·18 septembre 2025
Chegou a hora de Flamengo e Estudiantes começarem a decidir uma vaga nas semifinais da Libertadores, em jogo que promete Maracanã lotado hoje. E a grande inspiração do Rubro-Negro sobre o time de La Plata deve ser o histórico, absolutamente positivo a favor do Mais Querido.
Obviamente, números não são garantia de nada. Mas na abertura de mais um momento decisivo na história do Flamengo, com a chance de chegar à primeira semifinal de Libertadores desde 2022, tudo conta. E a Nação espera que esses números embalem o Rubro-Negro não só à vaga, mas ao título.
O primeiro embate da história entre Flamengo e Estudiantes aconteceu em 1988, pela Supercopa dos Campeões da Libertadores. Disputado na Argentina, terminou em empate por 1 a 1, com o gol do Flamengo marcado por Bebeto.
Este foi só o primeiro dos oito jogos que os dois times já fizeram na história. Em três deles, o Flamengo saiu vencedor; quatro terminaram em empate, e o Estudiantes só venceu um. Pode parecer pouco, mas como todos os embates foram em mata-matas, a superioridade o Flamengo é notória.
Afinal de contas, se foram oito jogos, significa que foram também quatro encontros em ida e volta. E o Flamengo se classificou em três deles, deixando clara a vantagem. O Estudiantes só passou em um — justamente o último, que será relembrado abaixo.
A primeira classificação do Flamengo sobre o Estudiantes veio em 1988. No já citado jogo de ida, empate em 1 a 1 na Argentina; na volta, porém, baile do Rubro-Negro e triunfo tranquilo por 3 a 0. Bebeto, Renato Gaúcho e Luís Henrique foram às redes para decretar a classificação do Mais Querido.
Três anos depois, novamente na Supercopa dos Campeões da Libertadores, o Flamengo fez o inverso — e passou mesmo assim. Dessa vez, a ida também terminou em 1 a 1, mas foi disputada no Rio de Janeiro. Na volta, em plena Argentina, o Rubro-Negro fez 2 a 0 com Zinho e Gaúcho e eliminou de novo o rival.
Por fim, mais um encontro viria na competição em 1992. Dessa vez, os gols foram mais escassos, mas nada mudou: pela terceira vez em três embates, daria Flamengo. E o Rubro-Negro saiu na frente logo no primeiro jogo, em casa, por 1 a 0. Na volta, o 1 a 1 tirou o Estudiantes e classificou o Rubro-Negro.
Infelizmente, nem só de felicidades é feita a história. Na edição de 1994, o destino foi o oposto pela primeira vez — e ainda reservou a única vitória do Estudiantes sobre o Flamengo em toda a história. No jogo de ida, jogando em casa, o Flamengo não conseguiu sair do 0 a 0 e foi decidir na Argentina.
Pela primeira vez, porém, o Estudiantes fez valer o fator casa e venceu o Flamengo, por 2 a 0. Alejandro Méndez e Victor Ferreyra marcaram os gols e tiraram o Rubro-Negro, que teve noite para esquecer. Fabinho ainda foi expulso durante o duelo, marcado como um daqueles jogos em que nada funcionou.
Há uma curiosidade interessante no duelo entre Flamengo e Estudiantes. Mesmo extremamente tradicionais na Libertadores e com muitas participações ao longo da história, os dois times nunca se enfrentaram pela principal competição continental da América do Sul.
Absolutamente todos os confrontos entre Flamengo e Estudiantes na história foram pela extinta Supercopa dos Campeões da Libertadores, posteriormente dividida entre Copa Mercosul e Copa Merconorte. Tempos depois, as duas se fundiram para formar a Copa Sul-Americana, que segue até hoje.
E as tradições de Flamengo e Estudiantes ficam claras nos números. Enquanto o Rubro-Negro foi campeão da América três vezes, em 1981, 2019 e 2022, o time argentino não fica muito atrás. Ao longo da história, foram quatro títulos da Libertadores, o que significa que sete estarão em campo no duelo.