DomíniodeBola
·18 novembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsDomíniodeBola
·18 novembre 2024
O ala do Sporting CP, Nuno Santos, foi sancionado com oito jogos de suspensão e uma multa de 3.570 euros pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), após ter ferido dois espetadores durante o clássico da Supertaça Cândido Oliveira, disputado em agosto, frente ao FC Porto. A decisão, divulgada esta segunda-feira, foi tomada pelo Conselho de Disciplina (CD) da FPF.
Durante o jogo, Nuno Santos partiu um vidro de proteção no camarote, que feriu dois espetadores, incluindo uma adepta que sofreu um hematoma epicraniano. Apesar de ter abordado o pai da jovem, assumindo a responsabilidade pelo incidente e oferecendo apoio, o CD concluiu que o jogador agiu de forma imprudente, ao projetar o vidro de forma contundente.
O acórdão refere que Nuno Santos “declina qualquer responsabilidade na queda do vidro” e que não reconhece “o desvalor do seu comportamento”, o que pesou na decisão de aplicar a penalização máxima de oito jogos para este tipo de infração.
A situação surge numa altura difícil para o jogador de 29 anos, que já havia sofrido uma rotura do tendão rotuliano do joelho direito no jogo contra o Famalicão, a 26 de outubro. A lesão deverá afastá-lo dos relvados até ao final da época.
O Sporting também foi multado em 3.570 euros pelo comportamento inadequado dos seus agentes desportivos. Matheus Reis, defesa da equipa, foi sancionado com uma coima de 510 euros, enquanto Afonso Moreira, jovem avançado dos juniores, foi absolvido.
As sanções aplicadas são passíveis de recurso ao Conselho de Justiça da FPF ou ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), deixando em aberto a possibilidade de contestação por parte do clube ou dos jogadores envolvidos.