
Trétis
·1 octobre 2025
O que trava as negociações entre Athletico e o meia Dudu?

In partnership with
Yahoo sportsTrétis
·1 octobre 2025
Dudu tem contrato com o Athletico até o dia 30 de abril de 2026. A partir do dia 30 de outubro, a seis meses do fim do atual vínculo, o atleta pode assinar um pré-contrato e deixar o Furacão gratuitamente. A renovação do meia começou a ser discutida no dia quatro de setembro e até o momento não houve desfecho.
As conversas entre o staff do jogador e o clube estiveram por detalhes de serem concluídas, mas partes seguiram negociando. No momento, conforme divulgado pelo GE, a questão financeira da negociação impediu a renovação do meia de 19 anos com o Athletico.
O Athletico notificou que irá exercer a extensão do vínculo por dois anos, cláusula de renovação automática presente no contrato assinado por Dudu em maio de 2023, prorrogando o vínculo com o clube até o fim de abril de 2028. No entanto, o staff do jogador não deseja seguir por esse caminho, com interesse apenas na renovação, e não nas condições impostas pelo clube.
A opção de prorrogação do contrato não é o ideal para o clube, mas é mais segura que a situação atual. A extensão de apenas dois anos seria um tempo curto para um jogador da qualidade de Dudu, que exige maior valorização e, em um ano, com o novo vínculo próximo do fim, terá mercado para deixar o clube.
A primeira proposta do Athletico era de renovação até 2029. O movimento do Furacão começou logo após a perda de Kauã Moraes, no qual o jogador recebia um salário de R$5 mil, baixo para um jogador profissional, e teve sua multa rescisória paga pelo Cruzeiro.
O jogador deseja seguir no Athletico. É identificado e formado nas categorias de base desde o sub-14. Em pergunta respondida à Trétis, em zona mista pós jogo contra o Corinthians, em São Paulo, Dudu afirmou que a intenção era de renovar com o clube.
Negociações entre o clube e o meia estão travadas. Foto: Athletico
Dudu chegou ao Athletico em 2019. Durante a trajetória até ser promovido ao time titular em definitivo, em 2025, esteve na seleção de base sub-17 em mais de uma oportunidade e foi campeão do Sul-Americano de 2023, mesmo ano em que estreou no profissional.
Nas categorias de base, Dudu se destacou. Em 2024, último ano em que atuou no sub-20 do Athletico, marcou dois gols em quatro jogos pela Copa Sul, dois gols em cinco jogos pelo Paranaense sub-20 e dois gols em um jogo pelo Brasileirão sub-20.
Dudu se destaca por ser um jogador acima dos demais de sua idade. Aos 19 anos, foi integrado ao elenco principal em 2023. Em 2025, vive sua primeira temporada com oportunidades para estar em campo profissionalmente, mesmo com idade de sub-20.
Com 17 jogos na temporada, e apenas sete como titular, Dudu é uma das principais opções de Odair Hellmann para o meio-campo. Contra o Athletic, jogou como meia pela direita à frente de Zapelli e Patrick, dupla de meias que atuam como volantes no esquema em 5-3-2.
Atuou como volante contra o Vila Nova, jogando à esquerda em dupla com Bruno Zapelli. Como meia pela esquerda, mais avançado e com mais liberdade, fez um bom jogo contra o Corinthians, na Neo Química Arena. Nessa partida, venceu 5/7 duelos pelo chão, conseguiu um passe decisivo que gerou finalização e finalizou ao gol. Também cumpriu função como ala pela esquerda, por 32 minutos contra a Ferroviária. Dudu já provou que pode fazer um bom jogo defensivamente e que é capaz de atuar em mais de uma função, fator elogiado por Odair Hellmann em coletiva.
Sua maturidade em campo, com relação à pouca idade, atraiu olhares de clubes da Bundesliga, de La Liga e da Série A. Odair Hellmann foi questionado em coletiva a respeito da negociação, e disse:
“Eu respondo sobre o Dudu apenas na parte técnica, em que ele está cada vez mais dando passos e mostrando maturidade. É um jogador multifunção. Essa questão contratual é com a direção e com o Dudu.”.