Opiniões dos Portistas divididas na adaptação de Kiwior a lateral-esquerdo para acomodar Thiago Silva | OneFootball

Opiniões dos Portistas divididas na adaptação de Kiwior a lateral-esquerdo para acomodar Thiago Silva | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·4 février 2026

Opiniões dos Portistas divididas na adaptação de Kiwior a lateral-esquerdo para acomodar Thiago Silva

Image de l'article :Opiniões dos Portistas divididas na adaptação de Kiwior a lateral-esquerdo para acomodar Thiago Silva

Kiwior permaneceu no banco em Rio Maior e prepara-se para regressar ao onze titular no jogo com o Sporting. Contratado para ser uma peça quase incontornável no centro da defesa, o internacional polaco tem sido utilizado como lateral-esquerdo nas últimas partidas – uma solução que resolve uma necessidade imediata, mas que traz desafios táticos e gera dúvidas entre os adeptos.

O defesa chegou ao Dragão envolto em grande expectativa. Estreou-se a 13 de setembro, depois de uma negociação longa conduzida pela SAD portista: empréstimo do Arsenal até ao fim da época, com opção de compra fixa de 17 milhões de euros, que pode subir para 22 milhões mediante objetivos – cláusula accionável tanto pelo FC Porto como pelos ingleses. O plano inicial passava por formar, junto de Bednarek, uma dupla de centrais duradoura.


Vidéos OneFootball


Nos 18 encontros em que actuaram em conjunto esta temporada, o FC Porto marcou 33 golos e sofreu apenas oito, acumulando 15 vitórias, uma derrota e dois empates, frente ao Viktoria Plzen e ao Benfica. Kiwior foi utilizado como suplente uma única vez e ficou no banco em cinco ocasiões: Estrela Vermelha, Utrecht, Sintrense, Vitória de Guimarães (Taça da Liga) e, mais recentemente, Casa Pia – precisamente o jogo que assinalou a primeira derrota do clube na Liga, em que Francesco Farioli poupou alguns jogadores em vista do clássico com o Sporting, no Dragão.

Com a afirmação de Thiago Silva – que alinhou ao lado de Bednarek no FC Porto-Benfica (1-0) da Taça de Portugal e repetiu a dupla na vitória por 1-0 em Guimarães para o campeonato – Farioli mexeu na linha defensiva. Para acomodar o brasileiro, o treinador recorreu à polivalência de Kiwior na lateral-esquerda, posição que o polaco também ocupa com alguma frequência na seleção.

Muitos adeptos receiam reviver uma situação semelhante à do início de 2019, quando Pepe regressou do Besiktas. Na altura, Sérgio Conceição utilizou Militão por vezes como lateral-direito para alojar o internacional português e Felipe no centro – solução que acabou por resultar, mas ficou a sensação de que um dos melhores centrais do campeonato estava a ser subaproveitado. Há, contudo, uma distinção importante: o FC Porto já sabia que Militão sairia e preparou o futuro; em março daquele ano o Real Madrid apresentou uma proposta de 50 milhões de euros, valor da cláusula, e Militão partiu no final da época.

A verdade é que Thiago Silva tem exibido um nível superlativo e não será um jogo abaixo do esperado (toda a equipa esteve aquém do normal em Rio Maior) que abalará a confiança do técnico italiano no internacional brasileiro. Ainda assim, à entrada para um clássico decisivo com o Sporting, a forma como Farioli gerir o sector defensivo – que sofreu apenas seis golos na Liga – será indicativa do rumo da época portista.

À propos de Publisher