
Gazeta Esportiva.com
·3 septembre 2025
Organizada do Corinthians apoia afastamento de Andrés, Duilio e Augusto Melo de conselhos do clube

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·3 septembre 2025
A torcida organizada Gaviões da Fiel, manifestou apoio à ação judicial do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) que solicita o afastamento dos ex-presidentes Andrés Sanchez, Duílio Monteiro e Augusto Melo dos Conselhos Deliberativo e de Orientação do Corinthians.
Conforme apurou a Rádio Bandeirantes e confirmou a Gazeta Esportiva, o pedido foi feito pelo promotor Cássio Roberto Conserino ao Departamento de Inquéritos Policias do Tribunal de Justiça de São Paulo, no último dia 21 de agosto. Porém, ainda não houve movimentação do Poder Judiciário.
Foto: Reprodução/YouTube
Na nota, a organizada do Corinthians aponta que a permanência dos ex-presidentes em cargos de influência apresentam “conflito de interesses”.
A torcida ainda enumerou os índicios criminosos dos dirigientes, apontando que o desaparecimento de documentos financeiros dificulta a investigação.
“Solicitamos que os departamentos responsáveis do SCCP atendam prontamente à recomendação do Ministério Público, entregando todos os documentos exigidos, e deliberem pelo afastamento imediato dos citados ex-presidentes. É hora de colocar os interesses do Corinthians acima de conveniências políticas”, disse a organizada em trecho da nota oficial.
Ao final do comunicado, a organizada pede uma punição exemplar aos envolvidos para que, assim, uma nova era se inicie no Corinthians.
Foto: Divulgação / @gavioesoficial
O Procedimento Investigatório Criminal (PIC) foi instaurado pelo Ministério Público em meados de junho deste ano. À época, o órgão também agendou oitivas com o atual presidente, Osmar Stabile, o vice Armando Mendonça e o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, a fim de entender o funcionamento dos cartões corporativos do Corinthians.
Inicialmente, a apuração do MP iria abranger somente o período das gestões de Andrés Sanchez (2018 a 2020) e Duilio (2021 a 2023). Porém, após ouvir alguns depoimentos, o órgão decidiu investigar também o mandato de Augusto Melo. Além de uma suposta apropriação indébita, são apurados também os possíveis crimes de estelionato, furto qualificado, falsidade ideológica e associação criminosa.
O caso veio à tona no início do mês de julho, quando Andrés admitiu ter utilizado o cartão de forma indevida para pagamento de despesas pessoais em Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, no fim de seu último mandato, em 2020.
Dias após a revelação dos gastos, ele ressarciu o Corinthians com juros e correção monetária. O ex-presidente, no entanto, responderá a um processo disciplinar na Comissão de Ética e Disciplina do clube. Os torcedores pedem punições e até a expulsão de Andrés.
Houve, também, uma acusação de supostos gastos pessoais durante a gestão de Duilio Monteiro Alves. As despesas, contudo, não estão necessariamente ligadas ao ex-presidente. Ele não reconhece as faturas e registrou uma notícia-crime na Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade/Dope), solicitando a inclusão desta no inquérito policial já em andamento, que denuncia a circulação de documentos falsos e manipulados.
NOTA SOBRE O PEDIDO DE AFASTAMENTO DE EX-PRESIDENTES INVESTIGADOS
O Gaviões da Fiel Torcida manifesta apoio à ação judicial que solicita o afastamento dos ex-presidentes Andrés Sanchez, Duilio Monteiro Alves e Augusto Melo do Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista. Essa medida é fundamental para assegurar transparência e integridade nas investigações que envolvem denúncias de má gestão e uso indevido dos recursos do clube.
As apurações apontam uso irregular de cartões corporativos, com mais de 170 compras que ultrapassam R$ 86 mil em despesas pessoais, sem qualquer vínculo com atividades do Corinthians. Há indícios de crimes como apropriação indébita, estelionato, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Some-se a isso o desaparecimento de documentos financeiros, o que compromete a reconstrução da verdade e dificulta o trabalho investigativo.
A permanência desses ex-dirigentes em cargos de influência representa grave conflito de interesses e ameaça direta às apurações, uma vez que ainda exercem poder de voto e articulação política dentro do clube.
Solicitamos que os departamentos responsáveis do SCCP atendam prontamente à recomendação do Ministério Público, entregando todos os documentos exigidos, e deliberem pelo afastamento imediato dos citados ex-presidentes. É hora de colocar os interesses do Corinthians acima de conveniências políticas.
A Fiel Torcida está se mobilizando e compreende a gravidade das ações que feriram a instituição. Saber que as autoridades estão atuando para responsabilizar quem prejudicou o clube e o deixou em situação financeira caótica é motivo de reconhecimento e apoio.
Se houver punição exemplar, iniciaremos uma nova era no Corinthians, livre daqueles que se beneficiam da nossa história.
Seguiremos vigilantes e atuantes, como sempre estivemos, pela defesa de um Corinthians justo, transparente e fiel às suas origens.
A Diretoria Gaviões da Fiel Torcida