Os 10 maiores jogos da história do Flamengo | OneFootball

Os 10 maiores jogos da história do Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·4 août 2025

Os 10 maiores jogos da história do Flamengo

Image de l'article :Os 10 maiores jogos da história do Flamengo

Coluna do Fla separou alguns jogos inesquecíveis na história do Flamengo


Quais são os maiores jogos da história do Flamengo? Essa missão é praticamente impossível de ser cumprida, afinal, o Mais Querido coleciona dezenas, centenas e milhares de partidas épicas e memoráveis. Porém, o Coluna do Fla encarou o desafio e vai apontar o top-10 do clube, mas com menção honrosa a outros dez na parte final do texto. Concorda? Deixe a opinião nos comentários.

COMO FOI O MUNDIAL DE 1981?

Em dezembro de 81, botou os ingleses na roda”. O baile do Flamengo sobre o Liverpool (ING), com vitória rubro-negra por 3 a 0, em Tóquio, no Japão, é o maior jogo da história do Mengão. Com gols de Nunes (duas vezes) e Adílio, com três participações de Zico, o Mais Querido conquistou o título mundial, sendo o único no Rio de Janeiro com o feito. Vale mencionar, claro, que, para chegar ao torneio, o Rubro-Negro precisou ganhar a Libertadores, em final histórica contra o Cobreloa (CHI).


Vidéos OneFootball


QUEM BRILHOU NA LIBERTADORES DE 2019?

Sem dúvidas, o maior jogo da geração que não viu Zico. No dia 23 de novembro de 2019, o Flamengo perdia para o River Plate (ARG) até os minutos finais, em Lima, no Peru. No entanto, Gabigol, duas vezes, conseguiu a virada para o Mengão, garantindo o 2 a 1 e o bi da Libertadores, 38 anos depois da conquista de 1981.

COMO FOI O TRI DA LIBERTADORES EM 2022?

O jogo não teve grandes emoções, é verdade. Mas a final da Libertadores entre Flamengo e Athletico-PR, vencida por 1 a 0 pelo Mengão, colocou o Mais Querido como um dos maiores campeões da competição entre os brasileiros. Em Guayaquil, Gabigol marcou o único gol da partida, que acabou 1 a 0, garantindo o tri.

O FLAMENGO GANHOU O PRIMEIRO BRASILEIRÃO EM 1980?

Antes de 1980, parte da imprensa paulista tratava o Flamengo como “time que só ganha Carioca”. A piada acabou com a vitória do Mengão por 3 a 2, de forma histórica, com gol de Nunes no final, contra o Atlético-MG. Vale destacar que os mineiros jogavam pelo empate para ficar com a taça do Brasileirão.

QUEM VIROU MÚSICA APÓS O BRASILEIRÃO DE 2009?

Bonita foi a festa do hexa com o Imperador. O gol do Angelim, no escanteio que o Pet cobrou”. Virou música o gol que garantiu o hexacampeonato do Flamengo em 2009. Na ocasião, primeiro título do Brasileirão sem final. Isso porque, o torneio foi disputado em pontos corridos. O Mais Querido precisava da vitória na última rodada, contra o Grêmio, e conseguiu, de virada, com Ronaldo Angelim, garantindo a taça que não vinha há 17 anos.

O BRASILEIRÃO 1982 É O PRIMEIRO TÍTULO DA COMPETIÇÃO FORA DO MARACANÃ?

Zico, além de craque, é ‘profeta’. Afinal, às vésperas da final do Brasileirão de 1982, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, o Galinho deu entrevista dizendo que o Flamengo seria campeão por 1 a 0, gol de Nunes, contra o Grêmio. E a ‘visão’ do camisa 10 se concretizou, garantindo o primeiro título do Campeonato Brasileiro ao Mengão como visitante.

BRASILEIRÃO 1992: TODO MUNDO TENTA, MAS SÓ O FLAMENGO É PENTA?

Ser campeão brasileiro, em clássico estadual e com goleada. O Flamengo conseguiu isso em 1992, ao bater o Botafogo, por 3 a 0, no primeiro jogo. No embate de volta, o Mais Querido só administrou e segurou o 2 a 2. O título foi motivo de muito orgulho da Nação, que entoou, por muitos anos, o cântico: “todo mundo tenta, mas só o Flamengo é penta”, que foi igualado apenas em 2007, pelo São Paulo.

QUEM É O CAMPEÃO DO BRASILEIRÃO DE 1987?

Há quem diga que o campeão de 1987 é outro, mas o torneio que todo o Brasil viu naquele ano teve o Flamengo campeão, e com finais eletrizantes. Na semifinal, o Mengão eliminou o Atlético-MG no Mineirão, por 3 a 2. Já a decisão, no Maracanã, Bebeto fez 1 a 0 contra o Internacional, dando o tetra ao Rubro-Negro.

QUAL FOI O MAIOR PÚBLICO DA HISTÓRIA DO BRASILEIRÃO? EM 1983

155.523. Este foi o público presente no Maracanã na final do Brasileirão 1983. Até hoje, a marca é a maior da história da competição. Dentro de campo, o Flamengo fez jus a plateia. Com banho de bola, Leandro, Zico e Adílio garantiram o impiedoso 3 a 0 sobre o Santos e o tri para o Mengão.

CONTA JOGO QUE NÃO VALEU TÍTULO? SIM, NA COPA DO BRASIL 2013

Do top-10 preparado pelo Coluna do Fla, apenas um não valeu título, mas quase. Nas oitavas de final da Copa do Brasil 2013, o Flamengo eliminou o superfavorito Cruzeiro por 1 a 0, gol de Elias nos instantes finais. O time mineiro, liderado por Everton Ribeiro, viria a ser bicampeão brasileiro (2013 e 2014). Mas o Rubro-Negro, com elenco modesto, se superou e seguiu na competição. Na final, o Fla conquistaria o título sobre o Athletico-PR.

MENÇÕES HONROSAS

O torcedor rubro-negro tem ciência que escolher os dez maiores jogos é uma missão muito ingrata. Afinal, o Flamengo tem milhões de partidas inesquecíveis. Porém, vamos citar outros dez duelos marcantes. Confira, abaixo, e cite nos comentários se faltou algum.

– Gol do Pet contra o Vasco na final do Carioca de 2001 – Flamengo 2×1 Internacional, na penúltima rodada do Brasileirão 2020, que deixou o Mengão na liderança – Flamengo 1×0 Vasco, final do Carioca de 1978, gol de Rondinelli, que garantiu a permanência do time que viria a ser imbatível nos anos 80. – Vasco 0x1 Flamengo, final da Copa do Brasil 2006 – Flamengo 1×1 Corinthians, Mengão campeão da Copa do Brasil 2022 nos pênaltis – Atlético-MG 0x1 Flamengo, Mengão campeão da Copa do Brasil 2024 e dono da primeira taça da Arena MRV – Flamengo 1×0 Vasco, tricampeão carioca em 44, primeiro tri da história do clube, com gol de Valido, aos 41 do segundo tempo – Palmeiras 3×4 Flamengo, campeão da Copa Mercosul 1999 – Flamengo 2×0 Cobreloa, final da Libertadores 1981 – Flamengo 3×0 Del Valle, Recopa 2020, primeiro título internacional no Maracanã

À propos de Publisher