Os impactos do Mundial de Clubes na Seleção de Ancelotti | OneFootball

Os impactos do Mundial de Clubes na Seleção de Ancelotti | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·15 juillet 2025

Os impactos do Mundial de Clubes na Seleção de Ancelotti

Image de l'article :Os impactos do Mundial de Clubes na Seleção de Ancelotti

Carlo Ancelotti fez o que dele se espera como técnico da Seleção Brasileira: viajou aos Estados Unidos para acompanhar in loco a decisão do Mundial de Clubes em Nova Jersey. E suas ações foram coordenadas: evitou discursos protocolares e avaliou a participação dos representantes brasileiros. Para o italiano, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras jogaram à altura do primeiro escalão europeu.

Com a proximidade da convocação para a Seleção Brasileira, em agosto, Carleto dará peso relevante às observações ao quarteto naquela que será a primeira lista 100% realizada pelo treinador ao lado de sua comissão técnica. Os confrontos contra Chile e Bolívia, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, servirão para testes, visto que a classificaçao já foi assegurada.


Vidéos OneFootball


O Fluminense alcançou o melhor resultado entre os brasileiros ao ser semifinalista, mas apesar de o goleiro Fábio (44 anos) e o zagueiro Thiago Silva (40) terem provado que ainda podem jogar no mais alto nível, é praticamente certo que a dupla não se enquadra no planejamento de Ancelotti em razão das idades avançadas.

O Palmeiras chegou até as quartas de final com grande contribuição de Paulinho. Seria um forte nome a entrar na próxima lista de Ancelotti caso não precisasse se recuperar fisicamente. A começar por um procedimento cirúrgico. Por outro lado, Estêvão se despediu do clube com atuações regulares e deve estar na próxima convocação, mas não para ser titular. Restará a ele comer a bola no campeão mundial Chelsea.

Por falar nos Blues, o Flamengo marcou sua campanha com a vitória sobre o time inglês (3 a 1) na fase de grupos. E Bruno Henrique desfilou sua qualidade para fazer a diferença em jogos de peso, se tornando homem de confiança do técnico Filipe Luís.

Gerson deixou o Rubro-Negro após o Mundial e é outro que se mantém em alta apesar da transferência para o futebol russo, de pouca visibilidade. Ao menos para a convocação do mês que vem, é difícil imaginar que ele não esteja presente.

Já o Botafogo, que passa a ter o comando de Davide Ancelotti, filho de Carleto, contou com o brilho de John no torneio. Ele pode ganhar oportunidade na Canarinho, já que a terceira vaga de goleiro ainda segue aberta.

Igor Jesus também se destacou, eleito o melhor jogador em duas partidas do Mundial. Mas ele já se transferiu para o Nottingham Forest, da Inglaterra. É bem provável que retorne à Seleção para brigar pela vaga de centroavante.

Disputa acirrada pela ‘9’ da Amarelinha

O ex-botafoguense, contudo, já sabe que se for convocado, tende a sofrer com a forte concorrência na posição. Isso porque João Pedro, que estava na “pré-lista” e não entrou na relação final na primeira convocação de Ancelotti, passou a ser o favorito para assumir a camisa 9 da Canarinho em razão de suas atuações no campeão Chelsea.

E com mérito de sobra. Afinal, ele deixou excelente impressão com dois belos gols na semifinal diante do Fluminense e reforçou o alto nível na decisão contra o PSG, quando armou jogadas que desestabilizaram a retaguarda parisiense e anotou o terceiro gol do triunfo londrino.

Ainda pelo Chelsea, o volante Andrey Santos aproveitou as oportunidades após retornar de empréstimo do Strasbourg. No Mundial, o ex-vascaíno atuou em quatro partidas e foi titular contra o Palmeiras. Assim, ele não deve mudar seu status atual de convocado. Afinal, esteve na primeira lista de Ancelotti e jogou 12 minutos frente ao Equador.

Os brasileiros que atuam na Liga Saudita foram protagonistas na grande campanha do Al-Hilal, que avançou surpreendentemente até às quartas de final graças a um triunfo histórico sobre o Manchester City nas oitavas. O atacante Marcos Leonardo, ex-Santos, fez quatro gols no torneio e pode receber como recompensa uma primeira convocação.

O lateral-esquerdo Renan Lodi sonha com a volta à Seleção, já que não é lembrado desde que Fernando Diniz era o comandante. Malcom, por sua vez, também teve destaque — em especial na batalha contra os ingleses — e alimenta uma convocação.

Apesar da eliminação do Real Madrid com uma acachapante goleada por 4 a 0 para o PSG, o zagueiro Éder Militão voltou aos gramados após lesão no joelho e, assim, ganha força na briga por uma vaga na Canarinho.

Situação adversa vive o meia Rodrygo, que ficou fora da primeira lista de Ancelotti por conta de recuperação física e tinha no Mundial a possibilidade de dar a volta por cima. Mas, ao que parece, ele perdeu espaço no elenco com a chegada do treinador Xabi Alonso.

Em relação à dupla de zaga brasileira do vice-campeão Paris Saint-Germain, Marquinhos tende a seguir como titular de Ancelotti enquanto Beraldo deve se manter como opção no banco. O ex-são-paulino, convocado pelo italiano na primeira lista, esteve entre os 11 iniciais na derrota para o Botafogo e só voltou ao time na semifinal e na decisão.

Diante do Chelsea, ele sofreu com os atacantes, em especial Cole Palmer e João Pedro. Mas, ainda assim, não acredito que ele fique fora da próxima lista da Seleção Brasileira.

Ce navigateur n'est pas pris en charge, veuillez en utiliser un autre ou installer l'application.

video-poster

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitter, Instagram e Facebook.

À propos de Publisher