Palmeiras Online
·21 février 2026
Palmeiras: Barros responde Marcelo Paz sobre gramados sintéticos e cobra fim de debate “hipócrita”

In partnership with
Yahoo sportsPalmeiras Online
·21 février 2026

Anderson Barros, diretor de futebol do Palmeiras, rebateu as declaração de Marcelo Paz, executivo de futebol do Corinthians, sobre gramados sintéticos. Barros se posicionou em entrevista à ESPN, e classificou a discussão sobre sintéticos de “hipócrita”.
Em participação na live “Fala a Fonte”, no canal da ESPN, nesta sexta-feira (20 de fevereiro), Paz manifestou sua posição contrária ao uso de gramados sintéticos e destacou que a preferência pela grama natural é compartilhada pelos jogadores, que não se sentem confortáveis atuando nesse tipo de superfície.
A fala gerou a manifestação de Anderson Barros, que ressaltou a baixa qualidade do gramado do Fortaleza, clube que Marcelo Paz atuou como CEO até a temporada passada.
“Como o Marcelo Paz pode criticar o uso de grama sintética se, até o ano passado, ele era o CEO da SAF do Fortaleza, que manda os seus jogos em um dos piores campos do futebol brasileiro? Temos de parar com esta discussão hipócrita sobre gramado natural versus gramado artificial e focar no que realmente importa, ou seja, na qualidade dos nossos campos, independentemente do tipo de grama”, disse Barros à ESPN.
“O Palmeiras manda jogos no campo sintético, treina regularmente no campo sintético e é o clube da Série A com menor número de lesões nos últimos seis anos. Temos de parar com ‘achismos’ e debater esse tema a partir de evidências científicas e dentro dos fóruns adequados. Do contrário, não vamos chegar a lugar algum e os nossos atletas seguirão jogando em gramados ruins, sejam eles naturais, sejam eles sintéticos”, finalizou o dirigente palmeirense.
“Não queria particularizar no gramado de lá. Eu não gosto de sintético. Acho que futebol profissional, alto nível, foi feito para jogar em grama natural. Vamos ter a Copa. Quantos sintéticos? Nenhum. Se no maior evento de futebol não tem, é porque o melhor é a grama natural. Falo como opinião particular, mas não conheço nenhum profissional que goste de jogar no sintético. Nenhum. Eles reclamam, ficam chateados. Um jogador que não foi relacionado estava vendo o jogo ontem e falando sobre a bola quicar diferente, que é outro jogo. Não é o ideal. Mas a minha opinião vale muito menos, a dos jogadores valem muito mais, é quem joga, vai para o campo, quem sente a dor de pisar em um campo mais duro por 100 minutos, vê a velocidade da bola diferente. Não conheço nenhum que diga que é melhor jogar no sintético. Não há dúvida de que, para os jogadores, o pior tipo de piso é o sintético. Isso é falado pelos jogadores, que são os artistas do espetáculo.”
PARTICIPE E SIGA O PALMEIRAS ONLINE NOS CANAIS E REDES SOCIAIS+ Receba notícias do Verdão direto no seu e-mail+ As melhores casas de apostas no Brasil+ Palpites de hoje+ Todas as redes sociais do Palmeiras Online









































