Passado a favor do SC Braga: última derrota lusa <i>pré-playoff</i> aconteceu há dez anos | OneFootball

Passado a favor do SC Braga: última derrota lusa <i>pré-playoff</i> aconteceu há dez anos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·14 août 2025

Passado a favor do SC Braga: última derrota lusa <i>pré-playoff</i> aconteceu há dez anos

Image de l'article :Passado a favor do SC Braga: última derrota lusa <i>pré-playoff</i> aconteceu há dez anos

Depois do triunfo resgatado em solo romeno, a Pedreira volta a ser palco de mais uma 'noite' europeia, com o SC Braga a tentar dar continuidade ao momento positivo e garantir a passagem à fase seguinte da Liga Europa. Para isso, é preciso derrubar o CFR Cluj, estando o duelo entre as duas equipas agendado para as 19h30 desta quinta-feira.

Desta forma - e tal como realizado à margem da eliminatória da Champions entre Benfica e Nice -, o zerozero decidiu recuar no tempo e, com recurso à sempre valiosa base de dados, tentar compreender como tem sido a prestação lusa ao longo dos anos na 3ª pré-eliminatória da Liga Europa - um exercício que resulta, frequentemente, na descoberta de curiosos detalhes.


Vidéos OneFootball


Esta análise contemplou todas as edições da prova desde 2009/10 - ano em que a UEFA procedeu à modificação do naming para 'Liga Europa' - e incidiu, exclusivamente, nos dez emblemas que representaram Portugal nesta fase da competição ao longo dos anos - Paços de Ferreira, Marítimo, Sporting, Vitória SC, Nacional, Estoril Praia, Rio Ave, Belenenses, FC Arouca e SC Braga.

Venha connosco nesta viagem ao passado!

Invencibilidade mantém-se há uma década

Tal como mencionado anteriormente, esta análise focou-se em 13 edições da Liga Europa - de 2009/10 até 2024/25 - e teve em conta as 21 ocasiões em que clubes portugueses disputaram a 3ª pré-eliminatória durante o período mencionado.

No total, as equipas lusas participaram em 40 jogos e o saldo é, de facto, bastante positivo: 17 vitórias, 16 empates e sete derrotas (isto olhando para os resultados no tempo regulamentar). Aliás, o último desaire foi registado há dez anos (agosto de 2015), quando o Vitória SC foi incapaz de superar o SCR Altach - quer em casa, quer fora de portas.

Daí em diante, os intervenientes portugueses somaram oito triunfos e dez empates em 18 duelos. Caso consideremos apenas o tempo regulamentar das respetivas partidas, é seguro afirmar que os representantes de Portugal têm-se mantido invencíveis há uma década.

Além disso, os conjuntos nacionais seguiram em frente na prova em 16 das 21 eliminatórias disputadas, o que corresponde a um aproveitamento de 76 por cento. A última vez que um clube português não conseguiu alcançar o playoff de acesso à fase de grupos/liga ocorreu na época 2018/19, quando o SC Braga sucumbiu aos pés do Zorya.

De todas as equipas mencionadas anteriormente, os bracarenses são o conjunto com mais participações na 3ª pré-eliminatória da Liga Europa. Os minhotos contam com cinco presenças nesta fase de qualificação, tendo sido bem sucedidos em três das mesmas - ficaram por terra em 2009/10 e 2018/19.

Triunfo ou empate a jogar fora é fator relevante

Os pupilos de Carlos Vicens vão disputar a segunda mão da eliminatória em Braga com uma vantagem de um golo, conferida pelo triunfo (1-2) conquistado na Roménia. Desta forma, o emblema do Minho joga com o passado a seu favor, já que o vento costuma soprar a favor das equipas que arrancam fora de portas sem derrotas.

Analisando somente as eliminatórias em que a equipa portuguesa iniciou a 3ª pré-eliminatória a jogar na condição de visitante - 14 ocasiões -, os lusos somaram apenas dois desaires. Além disso, registaram-se quatro vitórias e oito empates.

Não obstante, os emblemas que foram representando Portugal na prova europeia mencionada alcançaram a fase seguinte em dez das 14 eliminatórias disputadas - apenas quatro clubes ficaram pelo caminho. Enquanto o Paços de Ferreira e o Vitória SC somaram desaires diante do Bnei Yehuda e do SCR Altach, respetivamente, o Rio Ave e o SC Braga não conseguiram superar o Slavia Praha e o Zorya - adversário de má memória para os arsenalistas.

A vitória em Cluj-Napoca confere, assim, alguma tranquilidade aos pupilos de Carlos Vicens, que procurarão repetir o feito da temporada 2019/20 - nessa altura, o SC Braga saiu vitorioso da deslocação ao terreno do Brondby IF e selou a eliminatória em casa, com um triunfo por 3-1.

Santa Clara com asa e meia no playoff da Conference

O SC Braga não é a única equipa portuguesa em ação nesta quinta-feira, já que o Santa Clara também irá disputar a segunda mão da 3ª pré-eliminatória da Conference League, diante do Larne - conjunto que milita na principal divisão da Irlanda do Norte.

No primeiro encontro, os açorianos foram superiores e não tiveram grandes dificuldades em controlar o ritmo de jogo, trazendo para Portugal uma vantagem de três golos. Tendo em conta o histórico da competição, os emblemas lusos disputaram seis eliminatórias até agora, tendo sido felizes em quatro delas.

Além disso, o Larne já enfrentou no passado um emblema português - o Paços de Ferreira - e o desfecho não foi positivo para a turma da Irlanda do Norte. Os castores conquistaram uma expressiva vitória no Capital do Móvel e a derrota pela margem mínima (0-1) como visitante não afetou a passagem ao playoff.

Teremos bracarenses e acorianos em cenário de playoff europeu esta temporada?

À propos de Publisher