Gazeta Esportiva.com
·8 février 2026
Paulo Fonseca reclama da expulsão de Endrick em vitória do Lyon

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·8 février 2026

O Lyon subiu para o terceiro lugar do Campeonato Francês, embora ainda esteja longe dos dois primeiros colocados, após vencer o Nantes por 1 a 0 em uma partida em que jogou com um a menos nos últimos 30 minutos, devido à expulsão do brasileiro Endrick por cometer uma falta por trás em Dehmaine Tabibou, que se lesionou no lance e precisou deixar o campo.
Marcado duramente pela defesa do Nantes, o astro do Lyon, que já havia recebido um cartão amarelo no início da partida, inicialmente recebeu um segundo cartão amarelo, antes que o árbitro Mathieu Vernice revisasse o lance e o transformasse em cartão vermelho direto, o que o coloca em risco de sofrer uma punição mais severa.
“Para mim, a expulsão (de Endrick) foi muito rigorosa, muito rigorosa”, disse o técnico do Lyon, Paulo Fonseca. O treinador português também questionou a jogada violenta dos adversários contra o jovem prodígio brasileiro.
“Eu achava que essas coisas pertencessem ao passado, mas (…) a intenção era clara”, disse Fonseca. “Eles claramente tinham a intenção de intimidar Endrick (…) e os árbitros precisam proteger o talento de um jogador como Endrick”.
O técnico do Nantes, Ahmed Kantari, rebateu categoricamente as declarações de Fonseca e negou qualquer “plano anti-Endrick”.
“Endrick não está suficientemente protegido quando é ele quem comete a falta? É o meu jogador (Dehmaine Tabibou) que se machuca! Eu teria preferido que o meu jogador não tivesse se machucado e que ele pudesse ter suportado as faltas leves, como as que Endrick sofreu”, disse ele, visivelmente irritado.
O gol da vitória veio aos 25 minutos. O meia-atacante tcheco Pavel Sulc foi oportunista ao esticar o pé para desviar para o gol uma bola rasteira do português Afonso Moreira, impedindo que chegasse às mãos do goleiro Anthony Lopes. Essa foi a 12ª vitória consecutiva do Lyon em todas as competições.
Já o Nantes fica em 16º, uma posição que leva à disputa da repescagem de permanência na primeira divisão, com 14 pontos, um a mais que o Auxerre
*Com conteúdo da AFP









































