Jogada10
·24 avril 2025
Paysandu arranca empate nos acréscimos e, nos pênaltis, se torna pentacampeão da Copa Verde

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·24 avril 2025
O Paysandu sagrou-se pentacampeão da Copa Verde. Na noite desta quarta-feira (23), a equipe paraense arrancou empate por 1 a 1 nos acréscimos e superou o Goiás por 5 a 4 nos pênaltis em um Serra Dourada que teve quase 40 mil torcedores. Welliton Matheus abriu o placar para o Esmeraldino na primeira etapa, e Cavalleri deixou tudo igual no segundo tempo. Na disputa de penalidades, Rossi não converteu sua cobrança para os visitantes, mas Gonzalo Freitas e Marcão desperdiçaram para os anfitriões.
Desse modo, o Papão alcança sua quinta conquista regional (2016, 2018, 2022, 2024 e 2025) e assegura vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2026. O Esmeraldino, vencedor na edição de 2023, perde a oportunidade de ser bicampeão e ainda não tem vaga certa no torneio nacional do ano que vem. A esperança fica, portanto, na busca da vaga via Série B.
Com uma primeira etapa bastante movimentada, as equipes criaram boas chances e viram seus goleiros brilharem. Diante da alternância de jogadas, o Goiás abriu o placar aos 24 minutos, quando Welliton Matheus aproveitou cruzamento de Lucas Lovat para mandar de cabeça no contrapé de Matheus Nogueira. O jogador esmeraldino quase anotou o seu segundso gol na noite pouco depois, já que carimbou a trave aos 26′. Messias também quase deixou o dele na reta final.
No retorno do intervalo, o atacante do Goiás voltou a testar Matheus Nogueira. Aos poucos, os donos da casa passaram a administrar o jogo diante de um Paysandu que girava a bola ao redor da área sem ser efetivo. O goleiro Tadeu só leu um susto aos 32′, quando Leandro Vilela desfertiou um chute rasteiro. Aos 48′, porém, o zagueiro Messias vacilou, deixando a bola passar pela área goiana, e Cavalleri apareceu no segundo pau para empatar: 1 a 1. O placar forçou a série de pênaltis para a definição do campeão. E deu Papão por 5 a 4 em plena Goiânia.