Hugogil.pt
·12 décembre 2025
Penálti por marcar e nota negativa para a arbitragem no Benfica

In partnership with
Yahoo sportsHugogil.pt
·12 décembre 2025

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol divulgou esta sexta-feira as métricas de desempenho das equipas de arbitragem referentes à 12.ª jornada da Liga. Entre as avaliações, destacam-se — e pela negativa — os jogos de Benfica e Sporting.
No Nacional–Benfica, o desempenho do árbitro Iancu Vasilica e do VAR Rui Oliveira foi classificado como «insatisfatório», uma das piores notas atribuídas nesta ronda.
O Conselho de Arbitragem não explica publicamente as razões para essa classificação. Nós recordamos.
O jogo encontrava-se 0-0 quando ficou um penálti claro por assinalar a favor do Benfica: Leandro Barreiro é empurrado dentro da área, num lance evidente que passou sem qualquer intervenção do árbitro ou do VAR.
O Benfica acabaria por vencer apenas no tempo de compensação, num jogo que poderia — e deveria — ter sido desbloqueado muito antes, não fosse o erro grave da equipa de arbitragem.
E é aqui que se impõe a pergunta inevitável:
No mesmo dia em que António Silva é multado em 510 euros por ter falado da arbitragem num jogo em que o Benfica foi claramente prejudicado, que sanção vão receber estes dois árbitros por um erro técnico grave confirmado pelo próprio Conselho de Arbitragem?
Ou as multas e castigos aplicam-se apenas a quem denuncia erros — e nunca a quem os comete?









































