Zerozero
·10 février 2026
Predictor ZZ: clássico mexe pouco com as contas do título, mas Benfica agradece

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·10 février 2026

Findada mais uma jornada da Liga Portugal Betclic 2025/26, está na altura de olhar para a forma como os resultados registados afetam - ou não - as contas do título, mas não só. Importa, também, ter em conta as probabilidades de cada equipa nesta acesa maratona e, para isso, nada melhor que olhar para o Predictor ZZ da I Liga.
Esta ferramenta do zerozero - que tem sido trabalhada desde 2024 - permite obter uma previsão - como o nome indica - da classificação final do campeonato português. Gerada pelo nosso supercomputador alimentado por inteligência artificial, esta tabela hipotética - que tem origem em dez mil simulações - ajuda-nos a compreender qual o ponto de situação de cada uma das equipas.
Antes disso, vale a pena recordar que o Benfica recorreu ao golo tardio do amuleto Anísio Cabral para vencer o FC Alverca na Luz, por 2-1, ao passo que FC Porto e Sporting não tiveram a mesma sorte. Com um tento colombiano ao cair do pano, os leões igualaram a disputa e impediram que os dragões escapassem ainda mais na liderança isolada da prova.
Segue-se, então, a questão primordial deste artigo: o empate no Clássico desta segunda-feira mexeu muito ou pouco com as contas do título?
Para melhor compreender o impacto do Clássico nas contas do nosso Predictor, é importante ter em mente as previsões apresentadas pela ferramenta em questão no dia 9 de fevereiro, ou seja, depois da vitória encarnada e sem contar com a igualdade entre FC Porto e Sporting - pode consultar AQUI.
Tendo esses números em mente, os azuis e brancos entraram no duelo frente à turma leonina com 75,9 por cento das probabilidades a apontarem para a conquista do título. As mesmas previsões apontavam 19,5 por cento das hipóteses para o conjunto de Alvalade e apenas 4,6 por cento para as águias.
Adicionando o resultado do Clássico na equação, é percetível que o desfecho praticamente não afetou o FC Porto no que a terminar a época na condição de campeão diz respeito. Aliás, os pupilos de Farioli têm, agora, uma probabilidade de 75,8 por cento, sendo esta uma descida de apenas 0,1 por cento - residual, entenda-se.
O Sporting surge no mesmo sentido, na medida em que o conjunto liderado por Rui Borges também sofreu uma descida nas hipóteses de findar a época com o título na bagagem - de 19,5 para 18,9 por cento, sendo esta uma variação de 0,6 por cento.
Ora, o grande 'vencedor' da igualdade entre dragões e leões prende-se com o Benfica, já que as probabilidades inerentes à reconquista do campeonato subiram - de 4,6 para 5,3 por cento, o que representa um crescimento percentual de 0,7.
As águias situam-se, atualmente, a três pontos do segundo classificado Sporting e a sete do líder isolado FC Porto. Com 13 jornadas ainda por disputar, tudo está em aberto na corrida ao título.
A Liga Portugal Betclic 2025/26 não vive só dos três grandes e da luta pelo título nacional. Há, também, muita emoção no meio da tabela, com uma luta feroz pela Europa - SC Braga e Gil Vicente não desarmam no acesso europeu. Além disso, os restantes elementos - FC Famalicão, Estoril Praia, Moreirense e Vitória SC - estão apenas separados por quatro pontos.
Assim sendo, vale a pena olhar para as probabilidades inerentes a cada um dos emblemas supramencionados e entender qual a previsão da nossa ferramenta relativamente ao desenrolar desta animada edição 2025/26 da I Liga.
Os arsenalistas são os favoritos a terminar no quarto posto da tabela, já que 71,4 por cento dos cenários apontam esse desfecho. Já os gilistas são os principais candidatos a findar a prestação na prova na condição de quinto classificado - 53,3 por cento.
É no meio da tabela, porém, que as dúvidas começam a surgir. O Fama situa-se, de momento, no sexto lugar e a tabela final do Predictor para aí aponta - 28,9 por cento de findar na posição em questão. Os canarinhos, por sua vez, dividem o favoritismo entre o sétimo e o oitavo lugar, com 20,6 por cento para cada uma das premissas assinaladas.
Por último, a turma de Moreira de Cónegos tem no sétimo posto a sua posição prevista, com 21,2 por cento dos cenários a indicarem tal desfecho. Não obstante, os vitorianos são os que apresentam um futuro mais indefinido, mas a ferramenta do zerozero leva o conjunto de Luís Pinto a terminar no oitavo lugar (19,9 por cento).
Olhando, também, para o fundo da tabela, só um milagre pode salvar o AFS, que parece estar condenado à descida. Sem vitórias na I Liga ao fim de 21 jornadas, o nosso Predictor indica que o atual lanterna-vermelha tem uma probabilidade de 99,5 por cento relativamente à despromoção direta.
Terminar na posição que permite uma última hipótese - disputar o playoff, entenda-se - aparece, também, como um cenário praticamente improvável - apenas 0,5 por cento de hipóteses.
Por outro lado, o destino das restantes equipas continua, ainda, uma incógnita. O CD Tondela surge como o favorito a terminar na 17.ª posição, com 53,7 por cento dos cenários a apontarem para essa narrativa.
Já o Santa Clara - atual 16.º classificado - tem 28,1 por cento como probabilidade de terminar no lugar em questão, mas a despromoção direta aparece, também, como o segundo cenário mais provável - 23,1 por cento, refira-se.
Direct









































