Zerozero
·3 avril 2025
Predictor ZZ | Um provável campeão, Santa Clara na Europa e Boavista «condenado»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·3 avril 2025
Com o duelo desta quarta-feira entre Benfica e Farense (3-2), a Primeira Liga está, oficialmente, «em dia», com todas as equipas a terem apenas mais sete jornadas pela frente até ao fecho do campeonato. Contudo, ainda há muito a decidir, em diferentes frentes.
Sete jornadas, 21 pontos. Muitas decisões. O campeonato entra na sua reta final e ainda não está nada definido, embora algumas lutas estejam bem (ou mal, dependendo da perspetiva) encaminhadas.
Como é habitual, há três lutas de relevo no campeonato: título; lugares europeus; manutenção. Por isso, olhámos para o que falta jogar para cada clube inserido nessas três lutas, com a ajuda do nosso predictor - ferramenta que faz uma previsão da classificação final da Liga Portugal Betclic 2024/25, gerada após 10000 simulações pelo nosso supercomputador alimentado por inteligência artificial.
Comecemos pela luta pelo título. Com a vitória encarnada, águias e leões ficaram exatamente com os mesmos 65 pontos, deixando tudo em aberto para esta ponta final. Com 21 pontos por disputar, matematicamente, FC Porto e SC Braga estariam ainda na corrida, mas o nosso predictor «deixa-os» de fora, dizendo que a probabilidade de cada um dos dois ser campeão nacional é reduzida (0,5 por cento para dragões, 0,4 para bracarenses).
Por isso, foquemo-nos apenas em Sporting e Benfica.
Muito se tem falado da diferença de dificuldade de calendários, nesta ponta final, para os dois rivais de Lisboa. O nosso predictor e a sua análise estatística corroboram desse argumento. Neste preciso momento, o Sporting está em vantagem, tendo uma probabilidade de 74,7 por cento de ser campeão, contra os 24,5 do Benfica.
O que falta jogar a:
Seguimos para a luta europeia. Além de estarem destacados nas probabilidades no que diz respeito à luta pelo título, Benfica e Sporting são, também, quem tem maior probabilidade de ficar com os dois lugares de acesso à Liga dos Campeões. Águias com 90,8, leões com 98,5. FC Porto (5,5) e SC Braga (4,4) ainda podem aspirar ao 2º lugar, mas sendo uma probabilidade bastante baixa, vamos focar-nos nas vagas do 3º ao 5º lugar.
Apesar de estarem em igualdade pontual, o FC Porto surge destacadíssimo para ficar com o 3º lugar, de acordo com o nosso predictor, com probabilidade de 71,5, contra os 19,7 do SC Braga - 7,4 do Benfica e 1,4 do Sporting, por exemplo -, ficando o 4º lugar «reservado» para os Gverreiros, com uma probabilidade de 74,9 - contra 22,6 por cento do FC Porto.
Resta, por isso, apenas uma vaga europeia, a do 5º lugar, de acesso à Conference League. Neste momento, essa vaga pertence ao Santa Clara, grande surpresa desta edição do campeonato, e o nosso predictor estima que os Bravos Açorianos fiquem mesmo com essa vaga, com uma probabilidade de 63,2 por cento. Há outras equipas nesta luta, mas surgem com percentagens bem mais modestas: SC Braga (0,6); Vitória SC (27,5); Casa Pia (3,6); Famalicão (4,4).
O que falta jogar a:
Por fim, mas não menos importante, chegamos à luta pela manutenção. Matematicamente, ao nível dos pontos em disputa, muita gente poderia entrar nesta frente, mas, de acordo com o nosso predictor, todas as equipas de 10º (Moreirense) para cima têm a manutenção basicamente assegurada. Por sua vez, Rio Ave (2,2 por cento), Nacional (1,7 por cento) e Arouca (1,3 por cento) terão apenas essa ínfima probabilidade de, no pior dos casos, ficar em 16º, ou seja, lugar de playoff.
A estes nomes junta-se ainda o do Gil Vicente, que, com a vitória desta semana, frente ao aflito Boavista (1-3), também se juntou a esse lote e tem, por esta altura, a ínfima probabilidade de 0,8 por cento de ficar em 17º lugar.
Quer isto dizer que essa luta pela manutenção, em níveis distintos, naturalmente, está «reservada» a cinco equipas: Gil Vicente; AFS; Estrela da Amadora, Farense e Boavista.
Desses, o pior cenário é o do Boavista, que tem, segundo o nosso predictor, 92,8 (!) por cento de probabilidade de ficar nos dois últimos lugares, de descida direta. O Farense não está longe, especialmente depois da derrota na Luz, e tem essa probabilidade fixada nos 77 por cento. Para ficar em 18º, a probabilidade das restantes equipas é redutora, mas nota ainda para a possibilidade de ficarem em 17º: AFS (10,5) e Estrela da Amadora (15,1) - o Gil, como referido, afastou-se desta «luta.»
Mais em aberto está esse 16º lugar, que dá acesso ao playoff de manutenção. Neste preciso momento, essa vaga é ocupada pelo AFS - com os mesmos pontos que o Estrela -, mas o nosso predictor calcula que, até final, o AFS ficará mesmo com esse lugar. Por esta altura, as probabilidades são as seguintes para essa vaga: Gil Vicente (7,8); AFS (41,3); Estrela da Amadora (25,4); Farense (14,8) e Boavista (5,1).
O que falta jogar a:
Veja AQUI o nosso Predictor ao pormenor.
Direct