MundoBola
·21 décembre 2025
Presidente da CBF detalha critérios para final única da Copa do Brasil a partir de 2026

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·21 décembre 2025

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, aproveitou a presença no Maracanã para a final da Copa do Brasil 2025, neste domingo (21), para esclarecer pontos práticos das mudanças estruturais que entrarão em vigor no calendário de 2026.
Em entrevista ao "SporTV" antes do duelo entre Vasco e Corinthians, o dirigente deu novos detalhes sobre a Copa do Brasil ser decidida em final única a partir de 2026 e o estágio de implementação do impedimento semiautomático.
Embora as alterações no formato já tivessem sido divulgadas anteriormente como parte da reformulação do futebol brasileiro, Xaud aprofundou-se nos critérios que a entidade usará para definir o palco da decisão a partir do próximo ano.
Diferente do modelo adotado em competições europeias, onde o palco da final é conhecido antes mesmo do início do torneio, Xaud revelou que a CBF não definirá o local no começo da temporada. A estratégia visa garantir uma logística adequada, dependendo de quem avançar na competição.
"Não definimos ainda o local, mas a gente vai deixar para definir do meio para o final da competição", explicou o presidente.
Xaud foi enfático ao afirmar que o objetivo é uma "final neutra", priorizando a estrutura da cidade e do estádio em detrimento de vantagens regionais. Os pilares para a escolha serão:
Outro ponto que o mandatário detalhou foi o andamento da tecnologia de arbitragem para o Brasileirão 2026. Xaud confirmou que o processo já saiu do papel e está em fase de execução técnica nos estádios da Série A.
Equipes da CBF já iniciaram as visitas in loco para adaptar os estádios à nova tecnologia, que utiliza câmeras rastreadoras para traçar as linhas de impedimento em segundos.
"Nossos técnicos já estão em visita a todos os estádios. Já visitamos novos estádios para a instalação e adequação do sistema. O nosso foco agora está muito em cima disso", garantiu.
A medida visa combater uma das maiores reclamações dos clubes, que é a demora e a falta de precisão nas linhas traçadas pelo VAR tradicional. O encerramento da temporada 2025 no Maracanã marca, portanto, o fim do ciclo de finais em ida e volta na Copa do Brasil e o início de uma era mais tecnológica para a arbitragem nacional.









































