Presidente e vice do Conselho Deliberativo do Corinthians comentam investigações contra ex-presidentes | OneFootball

Presidente e vice do Conselho Deliberativo do Corinthians comentam investigações contra ex-presidentes | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·8 septembre 2025

Presidente e vice do Conselho Deliberativo do Corinthians comentam investigações contra ex-presidentes

Image de l'article :Presidente e vice do Conselho Deliberativo do Corinthians comentam investigações contra ex-presidentes
  1. Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão

Na tarde desta segunda-feira, 8, o presidente do Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians, Romeu Tuma Júnior, e o vice, Leonardo Pantaleão, concederam entrevista coletiva no Parque São Jorge. Entre os temas tratados, esteve a possibilidade de expulsão dos ex-presidentes Andrés Sanchez e Duilio Monteiro Alves do quadro associativo do Timão.

Tuma Júnior informou que recebeu nove requerimentos de investigação contra os ex-dirigentes do Corinthians, todos já encaminhados à Comissão de Justiça. Segundo ele, documentos relacionados ao caso foram solicitados, e, caso sejam comprovadas infrações, não haverá espaço para impunidade. Entre as possíveis punições aos ex-mandatários, está o desligamento do clube.


Vidéos OneFootball


Image de l'article :Presidente e vice do Conselho Deliberativo do Corinthians comentam investigações contra ex-presidentes

Foto: Vinicius Lúcio/Central do Timão

“Os dois foram acusados de uso indevido do cartão corporativo, nós tivemos oito representações nesse sentido, de associados, de conselheiros, os dois também apresentaram requerimento para que fosse apurado isso, então nós temos aí entre acusação, defesa e pedido de apuração, pelo menos nove requerimentos”, iniciou.

“Os requerimentos foram apresentado por sócios, conselheiros, todos eles foram juntados, não só processados, eles foram instaurados para a Comissão de Justiça, semana passada ou retrasada, desculpa, não vou me lembrar exatamente. Eu já determinei diversas diligências que foram requeridas pela Comissão de Justiça”, continuou Tuma.

“Já houve requisição de documentos, porque isso tudo é feito de acordo com o estatuto através da presidência do Conselho. O estatuto determina que as comissões, quando estão atuando, elas precisam requerer documentos através da presidência do Conselho. Já deliberei, já foram feitas várias cobranças, estou aguardando essa documentação e a comissão também já marcou pra ouvir algumas pessoas que têm informações para dar nesse sentido”, prosseguiu.

“Então tudo está sendo apurado e oportunamente, quando a comissão concluir seu trabalho, ela vai apontar se encontrar alguma infração estatutária. Todo mundo está sujeito a ser responsabilizado. Não existe o menor risco de alguém, se a comissão entender que há motivos para que sejam responsabilizados, seja quem for dentro da instituição Corinthians, não sofrer o devido processo legal”, complementou o presidente do CD.

Já Leonardo Pantaleão, que também é o atual presidente da Comissão de Ética do Corinthians, pontuou que não pode dar uma resposta aprofundada sobre o processo contra os ex-presidentes neste momento, já que a questão ainda está sendo tratada pela Comissão de Justiça.

“Eu quero primeiro começar dizendo a você o seguinte: que no Corinthians a Ética não pode mais ser somente um discurso, tem que se tornar prática. Por que eu estou dizendo isso? Porque exatamente em cima desse raciocínio é que eu, enquanto integrante da Comissão de Ética, não posso aprofundar numa resposta como essa, porque consequentemente eu estaria sendo anti-ético e também me colocando até como impedido de eventualmente participar fazendo algum tipo de pré-julgamento em relação a isso”, ponderou.

“O que eu posso dizer, e que fique claro para todos, esse procedimento específico envolvendo a utilização indevida de cartões corporativos ainda não está sob a guarda da Comissão de Ética. O presidente Romeu Tuma já disse que esse procedimento ainda está na Comissão de Justiça, portanto ainda não veio para que a Comissão de Ética tomasse as providências que eventualmente deve tomar conforme o regimento interno da própria Comissão de Ética”, continuou.

“Quando vier, serão então adotadas as providências. Que providências? Será encaminhada aos meus cuidados, eu então vou indicar alguém para ser o relator desse procedimento dentro da Comissão de Ética e aí serão desenvolvidas as providências, como a oitiva eventual, caso seja necessária, caso precise complementar alguma coisa da Comissão de Justiça”, prosseguiu Pantaleão.

“Por isso até mesmo que o presidente Romeu Tuma pediu pra que, até para ganhar tempo, eu acompanhasse a tramitação desse procedimento na Comissão de Justiça. Então isso tudo vai ser feito. Eu só não posso me estender numa resposta objetiva nessa sua pergunta, até para que não inviabilize a minha participação quando isso chegar na própria Comissão de Ética”, finalizou o dirigente.

As gestões de Duilio Monteiro Alves e Andrés Sanchez à frente do Corinthians também estão sendo investigadas pelo Ministério Público de São Paulo. Além do uso indevido do cartão corporativo, o MP apura acusações de supostas irregularidades em notas fiscais. Nesta segunda-feira, inclusive, o clube começou a enviar ao órgão público os documentos solicitados para a investigação.

A entrega ocorre após pressão do promotor Cássio Conserino, que havia cobrado o envio dos documentos desde 30 de julho. No despacho do Procedimento Investigatório Criminal (PIC), o promotor destacou que Osmar Stabile, então presidente interino, Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo, e o gerente financeiro Roberto Gaviolli já estavam cientes das solicitações durante suas oitivas em 14 de agosto.

Além disso, o promotor havia determinado um prazo de 24 horas para a entrega das faturas do cartão corporativo do Corinthians, referente ao período entre janeiro de 2018 e maio de 2025, sob risco de instauração de investigação policial “sob pena de desobediência”.

Na última semana, o Ministério Público também solicitou à Justiça o afastamento liminar dos três ex-presidentes dos principais órgãos do clube até a conclusão das apurações. Andrés Sanchez e Duilio Monteiro Alves seguem como conselheiros vitalícios do Corinthians e membros natos do Conselho de Orientação (CORI), enquanto Augusto Melo perdeu os direitos políticos no clube após sua destituição e atualmente não ocupa nenhum cargo no clube.

Veja mais:

Image de l'article :Presidente e vice do Conselho Deliberativo do Corinthians comentam investigações contra ex-presidentes

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

À propos de Publisher