Portal dos Dragões
·5 septembre 2025
Processos, multas e suspensões: Sporting-FC Porto ainda faz correr tinta

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·5 septembre 2025
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol divulgou, na noite de quinta-feira, o mapa de castigos referente à última jornada do campeonato português.
O clássico em Alvalade entre o Sporting e o FC Porto é a partida com maior valor em coimas. O clube leonino terá de pagar um total de 19.015 euros, sendo a principal parcela (15.955 euros) atribuída ao comportamento dos adeptos nessa ronda.
Do montante referido, 9.560 euros estão relacionados com condutas incorretas do público, nomeadamente o uso de engenhos explosivos ou pirotécnicos. Os leões foram ainda multados em 6.375 euros pela exposição, por parte dos adeptos, de uma tarja com dimensões acima das permitidas e pelo recurso a pirotecnia.
Adicionalmente, o Sporting foi penalizado em 1.020 euros pela demora de cinco minutos no regresso do intervalo. Foi igualmente multado em 1.020 euros devido à presença de Neto, um dos adjuntos de Rui Borges, fora da área técnica, assim como pela presença indevida de jogadores, após o apito final, nessa zona – entre os quais Francisco Silva, Jeremiah St. Juste, Nuno Santos, Maxi Araújo e Ousmane Diomande.
O CD da FPF instaurou ainda dois processos disciplinares ao Sporting: um relativo ao jogo com o Nacional, na terceira jornada, em que os campeões nacionais venceram por 4-1, e outro associado ao clássico com o FC Porto, aparentemente relacionado com o arremesso de objetos para o relvado durante as celebrações dos golos do FC Porto.
FC Porto e elementos das equipas técnicas também sancionados
As coimas aplicadas ao FC Porto somam 5.587 euros. Tal como o clube de Alvalade, os azuis e brancos foram multados pelo atraso no início da segunda parte (1.122 euros). Os portistas terão de pagar 1.275 euros pelos cânticos dos adeptos e 3.190 euros pelo uso de pirotecnia.
Lino Godinho e Callum Walsh, respetivamente adjunto e preparador físico do FC Porto, também foram alvo de coimas pelo comportamento durante o clássico.
O primeiro recebeu ordem de expulsão aos 29 minutos por insultar um adversário. “Utilizou gestos e/ou linguagem ofensiva, insultuosa ou abusiva contra um jogador da equipa adversária, dizendo: “O que é que tu queres, c******!”, atirou o adjunto de Farioli.” Lino Godinho, que terá de pagar 1.150 euros, dirigiu-se ao balneário da equipa de arbitragem após o apito final de João Gonçalves para pedir desculpa pelo comportamento.
Callum Walsh foi expulso após o apito final por ter provocado um confronto e por ter empurrado um jogador adversário. Para além da suspensão de um jogo, foi-lhe aplicada uma coima de 1.530 euros.
Por fim, Luís Neto, adjunto de Rui Borges no Sporting, terá de pagar duas coimas, uma de 380 euros e outra de 640 euros. A primeira deve-se ao facto de o antigo jogador ter permanecido indevidamente na zona técnica por um período alargado, enquanto a segunda resultou de protestos dirigidos ao quarto árbitro num lance: “Tu não estás a ver que foi ele que tirou, c******?”.
Direct
Direct