Coluna do Fla
·15 décembre 2025
Qual é o critério? Flamengo não lidera ranking da Conmebol, mesmo com tetra da Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·15 décembre 2025

Tetracampeão da Libertadores, finalista do Mundial e… atrás do Palmeiras no ranking da Conmebol. A entidade sul-americana divulgou, nesta segunda-feira (15), os melhores posicionados do continente com o Flamengo em segundo, causando surpresa aos torcedores.
1o Palmeiras 2o Flamengo 3o River Plate (ARG) 4o Boca Juniors (ARG) 5o Peñarol (URU) 6o Atlético-MG 7o São Paulo 8o Nacional (URU) 9o Racing (ARG) 10o LDU (EQU)
Em resumo, o desempenho em partidas nos torneios Conmebol nos últimos dez anos é um dos critérios. Além disso, como as equipes foram nas Libertadores de 1960 até hoje e títulos são computados para o ranking da entidade continental.
O ponto principal do ranking da Conmebol é para definir os cabeças de chaves dos oito grupos da Libertadores. No entanto, como o Flamengo é o atual campeão, já tem presença garantida como principal time do pote A. Dos dez primeiros do ranking, apenas Flamengo, Palmeiras, Boca, Peñarol e Nacional estão garantidos no torneio em 2026 até o momento.
Além de definir os cabeças de chave, o ranking da Conmebol serve para classificar dois times para a Copa do Mundo de Clubes. Na edição desse ano, por exemplo, Boca e River jogaram o torneio pela qualificação. Já Flamengo, Botafogo, Fluminense e Palmeiras entraram pelos títulos da Libertadores nos quatro anos anteriores.
O Flamengo sonha em ganhar mais alguns pontinhos com a Conmebol na quarta-feira (17), quando enfrentará o PSG (FRA), pela final do Mundial. A bola rola a partir das 14h (horário de Brasília), em Doha, no Catar. O Coluna do Fla fará a cobertura do duelo.









































