“Queria muito realizar esse sonho”, diz Brendha sobre saída do interior do Paraná rumo à Seleção | OneFootball

“Queria muito realizar esse sonho”, diz Brendha sobre saída do interior do Paraná rumo à Seleção | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: CBF

CBF

·7 février 2026

“Queria muito realizar esse sonho”, diz Brendha sobre saída do interior do Paraná rumo à Seleção

Image de l'article :“Queria muito realizar esse sonho”, diz Brendha sobre saída do interior do Paraná rumo à Seleção

Microfone testado e enquadramento ajustado num espaço preparado para a entrevista da CBF TV com a atacante Brendha. Quando ela entrou na sala, o carisma veio primeiro que qualquer palavra. Sorridente, contou que estava um pouco nervosa para dar entrevista. A preocupação era “não falar tão bem” por ser do interior. Mas é justamente dessa simplicidade que nascem as histórias que encantam e inspiram.

Brendha nasceu em Mallet mas foi com a família para Rebouças, cidade vizinha do interior do Paraná, com menos de dois anos de idade. Desde a infância, a bola já fazia parte de sua vida, mas foi apenas em 2020, aos 14 anos, que Brendha teve certeza de que o futebol era a sua escolha de vida. A conversa com a mãe, grande incentivadora, foi decisiva. "Você tem muito potencial, eu acho que você tem que tentar. Foi quando eu fui começando a focar mais no campo porque eu gostava de jogar futsal", conta a atacante da Seleção.


Vidéos OneFootball


A trajetória do tio, Dionathã, cria do Grêmio e atacante do Mixto, que já foi convocado para as seleções de base, foi inspiração para a jovem atleta como projeto de vida. "Foi pensando na trajetória de meu tio que fui começando a pensar sobre o que eu busco para a minha carreira, minha vida, como ficar longe da família. Ele tinha uma foto na entrada da Granja com a camisa da Seleção. Eu 'tô' vivendo um sonho que também é da família inteira, né? Todos me apoiam", celebra o incentivo que sempre recebeu.

Image de l'article :“Queria muito realizar esse sonho”, diz Brendha sobre saída do interior do Paraná rumo à Seleção

Brendha em treino no CARFEM na preparação para o jogo contra a Bolivia pelo Sul-AmericanoCréditos: STAFF IMAGES / CBF

Brendha começou no Imperial, em Curitiba, em 2023, disputando o Campeonato Paranaense Sub-17. Foi destaque e foi promovida para o Sub-20 do Coritiba, clube parceiro na época. Na Ladies Cup, suas atuações chamaram atenção e muitas propostas surgiram. Entre elas uma do Flamengo. A atacante conta que precisou revisitar aquele hábito de se perguntar “é isso que eu quero?". "Vou abrir mão de sair de uma cidade pequena pra ir pra uma cidade enorme? Foi isso que eu escolhi", relembra.

Aos 17 anos, sozinha no aeroporto com destino ao Rio de Janeiro, descobriu que crescer também é enfrentar o desconhecido. "Uma experiência inesquecível. Eu nunca tinha 'andado' de avião. Tive que fazer tudo sozinha. Não sabia nem fazer um check-in. Mas eu queria muito realizar esse sonho. A minha família não tinha muita condição de me acompanhar sempre. Eu tive que enfrentar esses desafios e o medo sozinha. Mas sempre com eles no coração", disse.

Image de l'article :“Queria muito realizar esse sonho”, diz Brendha sobre saída do interior do Paraná rumo à Seleção

Brendha em oração antes do início do treino da Seleção Brasileira Sub-20 no CARFEM, Paraguai Créditos: STAFF IMAGES / CBF

A mudança para o Rio de Janeiro, no início de 2024, trouxe novos desafios. Longe da rotina tranquila de uma cidade de pouco mais de 14 mil habitantes, ela focou em buscar seu espaço no Flamengo. Transformou potencial em desempenho e rapidamente se consolidou como um dos grandes destaques do clube carioca da temporada 2025. Assim veio a primeira convocação para Seleção Brasileira Sub-20. A treinadora Camilla Orlando convocou 30 atletas para um período de preparação na Granja Comary antes do Sul-Americano da categoria no Paraguai. Uma chance para estar entre as 22 atletas da lista final para competição continental. No dia 29 de janeiro, Brendha recebeu a noticia que estava entre as que iriam representar o Brasil no torneio. A camisa 19 entrou em campo no segundo tempo na estreia do Brasil contra o Equador e marcou o gol que mudaria o cenário de uma partida com reviravoltas. Minutos depois, Ana Bia fez o terceiro que garantiu a vitória sobre as equatorianas por 3 a 2.

"A hora que tocou o hino veio aquela emoção e é um momento que todo jogador, toda jogadora, espera na carreira e eu ainda não caí na realidade. Demora um pouco, mas eu tô aproveitando isso da melhor maneira possível com o coração aberto. Eu entrei, tava muito nervosa. Olhei pro céu e falei 'Deus, se for da sua vontade me abençoa me ilumina nesse momento' e foi uma, duas bolas no momento certo e eu consegui balançar as redes pela seleção brasileira", conta.

Image de l'article :“Queria muito realizar esse sonho”, diz Brendha sobre saída do interior do Paraná rumo à Seleção

Brendha marca o segundo gol do Brasil na vitória por 3 a 2, de virada, sobre o Equador no Sul-Americano Sub-20 no ParaguaiCréditos: STAFF IMAGES / CBF

Neste sábado (07), tem mais um desafio pela frente. A Seleção Brasileira vai enfrentar a Bolívia, às 18h (horário de Brasília), no estádio Luis Alfonso Giagni, em Villa Elisa no Paraguai. Na disputa do Sul-Americano Sub-20, Brendha demonstra maturidade ao falar sobre objetivos. Mais do que levantar a taça na final no próximo dia 28, ela quer aprender e aproveitar a convivência com profissionais.

"Amadurecer primeiramente como atleta, crescer e aprender. Acho que isso é fundamental para evoluir dentro de campo. Então eu 'tô' tendo essa experiência incrível com grandes profissionais que estão me ajudando a crescer ainda mais dentro do futebol, dentro da posição, e os objetivos que eu tracei são além de ser campeã é conseguir fazer um bom campeonato, conseguir sempre ajudar a equipe o máximo possível e assim o título vem", conclui.

À propos de Publisher