Zerozero
·22 janvier 2026
Rafa Silva volta à Luz com metade do salário turco e bênção de Rui Costa

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·22 janvier 2026

Um ano e meio depois de ter partido para Istambul a custo zero, Rafa Silva está surpreendentemente de volta ao Benfica. O avançado chegou a Portugal na manhã de quarta-feira e será oficializado na Luz entre quinta e sexta-feira. Aguarda-o um contrato válido por duas épocas e meia, até junho de 2028.
Este regresso de Rafa tem motivado algumas questões, legítimas, até porque implicará o pagamento de uma verba ao Besiktas (a rondar os cinco milhões de euros) e a entrada direta para o teto salarial do plantel das águias.
O zerozero questionou várias fontes ligadas ao processo, de forma a detalhar estes dados. Garantem-nos, assim, que Rafa aceitou voltar ao Benfica e auferir «menos de metade» do salário que o Besiktas lhe pagava [sete milhões de euros líquidos/época], regressando a números muito parecidos aos que recebia na Luz até ao verão de 2024.
Mas soubemos mais. Um ano antes, em 2023, Rafa recebeu uma oferta concreta (e milionária) para jogar no Catar. O Benfica encaixaria dez milhões de euros, mas Rui Costa terá convencido o atleta a ficar mais um ano, assumindo com isso a saída a custo zero de um valioso ativo. Rafa aceitou.
Em 23/24, o avançado conseguiu os melhores números da carreira - 22 golos em 52 jogos - e entendeu, então, estar no momento certo para ter uma experiência noutro campeonato. Os números do Besiktas foram irrecusáveis.
Seja como for, nos corredores da Luz asseguram-nos que o comportamento de Rafa com o Benfica foi sempre «irrepreensível», dentro e fora do campo, e que esse pormenor foi decisivo para a «bênção de Rui Costa» relativamente a este reencontro.
Apesar de possuir uma personalidade especial, Rafa Silva é bem visto dentro do grupo e Fredrik Aursnes, ainda recentemente, considerou-o o seu «jogador favorito» nos anos de Benfica - entrevista dada a um dos sponsors da I Liga, antes do dérbi contra o Sporting.
Falta um pormenor relevante, este estatístico. Basta a Rafa marcar uma vez para passar a ser o português no ativo com mais golos pelo Benfica - passará a ter 95, mais um do que Pizzi e, já agora, Simão Sabrosa.
Para entrar no top20 dos melhores goleadores do Benfica de sempre, precisará de seis golos. Aos 32 anos, o que poderá oferecer Rafa ao futebol do Benfica? A última aparição oficial aconteceu a 2 de novembro, há mais de dois meses, no Besiktas-Fenerbahçe: 2-3.







































