Leonino
·11 février 2025
Recorde 11 do Sporting na única vitória da história frente ao Dortmund
![Image de l'article :Recorde 11 do Sporting na única vitória da história frente ao Dortmund](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fleonino.pt%2Fstorage%2Fmedia-items%2Fimages%2F2025%2F02%2Fsporting-borussia-dortmund_20250211044834.webp)
In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·11 février 2025
A 24 de novembro de 2021, o Estádio José Alvalade foi palco de uma noite memorável para o Sporting. Os leões, liderados por Ruben Amorim, receberam e venceram o Borussia Dortmund por 3-1, garantindo a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, um feito que não alcançavam desde a temporada 2008/09.
O 11 inicial da formação verde e branca era composto por Antonio Adán, Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Zouhair Feddal, o capitão Sebastian Coates e Matheus Reis na defesa, João Palhinha e Matheus Nunes no meio campo, e na frente Pablo Sarabia, Paulinho e Pedro Gonçalves. Desta equipa, apenas três atletas ainda estão no Sporting (Inácio, Matheus Reis e Pote).
O jogo começou com o Dortmund a dominar a posse de bola, mas foi o Sporting que inaugurou o marcador aos 30 minutos. Pedro Gonçalves aproveitou uma falha defensiva dos alemães e, com um remate certeiro, colocou os leões em vantagem. Aos 39 minutos, Pote voltou a brilhar, ampliando a vantagem com um remate de fora da área, após recuperar a bola na sequência de um alívio defeituoso da defesa adversária.
No segundo tempo, o Dortmund tentou reagir, mas viu as suas esperanças diminuírem quando Emre Can foi expulso aos 74 minutos, após uma entrada dura sobre Pedro Porro. Aos 81 minutos, Pedro Gonçalves teve a oportunidade de fazer o hat-trick, mas falhou uma grande penalidade. No entanto, na recarga, Pedro Porro cabeceou para o terceiro golo do Sporting, praticamente selando a vitória.
Já nos descontos, aos 90+3 minutos, Donyell Malen reduziu para o Dortmund, mas o golo revelou-se insuficiente para alterar o desfecho da partida. Com este resultado, o Sporting assegurou a segunda posição do Grupo C, atrás do Ajax, e carimbou a passagem aos oitavos de final da competição. Esta vitória não só quebrou um jejum de 13 anos sem marcar presença na fase eliminatória da Liga dos Campeões, como também representou a primeira vitória do Sporting sobre o Borussia Dortmund em competições europeias.