MundoBola Flamengo
·4 octobre 2025
Recuo de Léo Ortiz para Rossi? Analista desmonta narrativa e explica lance legal

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·4 octobre 2025
Um lance envolvendo o goleiro Rossi em Flamengo 0x0 Cruzeiro causou um choro imenso na internet, com diversos torcedores acusando o rubro-negro de ter pego um recuo de bola com as mãos. No entanto, em análise que leva em consideração apenas as regras do futebol, a teoria foi rapidamente desmentida.
Paulo Caravina, dono de um perfil especializado em arbitragem na internet, costuma analisar decisões dos juízes a partir do que diz a regra do jogo. E o último objetivo de análise foi o lance envolvendo Rossi e Léo Ortiz. Nele, o zagueiro domina a bola, mas o goleiro pede para que ele saia da frente e agarra o objeto.
Não há passe feito por Léo Ortiz ou intenção de tocar a bola para Rossi, mas o lance trouxe um choro infindável nas redes sociais. Na explicação, Caravina trouxe o óbvio: não houve recuo por parte do zagueiro, que não tinha intenção de tocar a bola para o goleiro. Portanto, o lance foi absolutamente legal.
"No livro de regras, diz que o goleiro só não pode pegar com a mão se o companheiro der um passe deliberado para ele. Vejam que o defensor do Flamengo não toca a bola para o Rossi, ele ia sair jogando e abandona a bola", explicou Paulo Caravina.
Além da explicação sobre o motivo de não ter sido falta, Paulo ainda ressaltou o que Léo Ortiz precisaria ter feito para configurar uma irregularidade. Para isso, o zagueiro teria que propositalmente tocar a bola para Rossi, algo que obviamente não aconteceu no Maracanã.
"Não existe infração. Só existiria infração se o defensor do Flamengo dominasse intencionalmente com os pés para o goleiro ficar com a bola ou se ele tocasse a bola intencionalmente para o goleiro ficar com a bola", finalizou o analista.