MundoBola
·17 décembre 2025
Reinaldo compara poder financeiro do Flamengo ao do PSG e prevê país parado na final

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·17 décembre 2025

A ascensão financeira e esportiva do Flamengo é destaque na imprensa internacional às vésperas da final da Copa Intercontinental. O jornal francês L'Équipe, um dos mais prestigiados do mundo, publicou uma matéria especial nesta semana analisando o fenômeno rubro-negro. O entrevistado principal foi Reinaldo, ex-atacante que vestiu as camisas de Flamengo (1999-2001) e PSG (2003-2004).
Para o ex-jogador, o duelo desta quarta-feira (17) coloca frente a frente duas potências que, guardadas as devidas proporções, hoje se equivalem em força e atratividade.
Ao analisar o atual elenco do Flamengo, que conta com reforços de peso citados pela publicação, como Samuel Lino, Saúl Ñíguez, Jorginho, Danilo e Alex Sandro, Reinaldo foi enfático ao colocar o Mengão no mesmo patamar do rival europeu em termos de importância em seus respectivos continentes.
"Guardadas as devidas proporções, o Flamengo tornou-se igual ao PSG. É o mais poderoso. E o mais atrativo, pois a hegemonia está apenas começando", declarou Reinaldo ao jornal francês.
A reportagem do L'Équipe destaca a atmosfera única que o Flamengo cria, citando que o prefeito do Rio, Eduardo Paes, decretou ponto facultativo para a final. Reinaldo explicou aos franceses o que significa a paixão da Nação.
"Os torcedores representam o maior patrimônio do Flamengo. Ser Flamenguista é como entrar em uma religião. Quarta-feira, o país vai parar, vai ser tão forte quanto uma final de Copa do Mundo", avisou o ex-jogador.
O jornal francês também se debruçou sobre os números que transformaram o Flamengo no clube mais rico da América do Sul. A publicação cita o faturamento superior a R$ 1,7 bilhão (280 milhões de euros) e a reestruturação iniciada em 2013, na gestão de Eduardo Bandeira de Mello.
A matéria menciona que o clube criou um "círculo virtuoso". A gestão saneada permitiu receitas colossais com bilheteria e marketing, que por sua vez financiam contratações de nível europeu e revelações da base (como Vinícius Jr e Paquetá), gerando mais títulos e mais dinheiro.
Ainda segundo a reportagem, o Flamengo deve arrecadar cerca de 80 milhões de euros (aprox. R$ 480 milhões) em premiações e receitas diretas.
Flamengo e PSG se enfrentam nesta quarta-feira (17), às 14h (horário de Brasília).









































