MundoBola
·12 décembre 2025
Reportagem revela bastidores dos problemas no Departamento Médico do São Paulo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·12 décembre 2025

Se o ano dentro dos gramados não foi o que a torcida do São Paulo desejava, fora deles a crise política se alastrou inclusive para outras áreas do clube. Uma reportagem publicada pelo UOL revelou uma forte crise interna no departamento médico do Tricolor Paulista.
De acordo com a matéria, um dos fatos mais chocantes a respeito dos problemas que aconteceram no DM do São Paulo foi a prescrição de canetas emagrecedoras para atletas, mesmo sem um consenso interno a respeito da utilização.
Na temporada 2025, de janeiro a dezembro, o São Paulo registrou pelo menos 71 ausências de jogadores nas partidas do clube no decorrer dos campeonatos em decorrência de problemas, sejam físicos ou de saúde, conforme levantamento do UOL.
Os números oficiais disponibilizados pelo departamento médico do São Paulo dão conta de 49 lesões no ano. Essa situação preocupante ganhou outros contornos com a revelação de que o medicamento Mounjaro, utilizado no tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade foi prescrito para atletas.
A reportagem do UOL relata que muitas discordâncias em relação ao uso das canetas emagrecedoras aconteceram no clube, principalmente devido aos atritos e divisões internas entre os setores do departamento médico do tricolor.
Toda essa crise no setor do departamento médico, combinado com os maus resultados do time em campo, levou a diretoria do São Paulo a tomar uma atitude.
Foram anunciadas diversas demissões no DM e mudanças para a próxima temporada. Profissionais que já trabalhavam no clube há muitos anos tiveram seus contratados quebrados.
Antes conhecido como um clube referência em questões médicas e tratamento de jogadores, inclusive com a adoção do Tecfut, um centro de tecnologia e ciência no futebol, o São Paulo tenta corrigir a rota, acabar com as crises internas e retomar os rumos corretos na área.









































