90min
·31 décembre 2024
In partnership with
Yahoo sports90min
·31 décembre 2024
2024 está chegando ao fim e é hora de olhar para trás e avaliar tudo o que ficou no passado. É isso o que o Flamengo pode fazer nesta terça-feira, 31 dezembro, antes do Réveillon e das aventuradas que o aguaram em 2025. E que temporada viveu o Rubro-Negro Carioca. Foram muitos altos e baixos, festas, polêmicas, confusões, despedidas e conquistas. Um ano de histórias..., e para a história.A lista a seguir poderia contar com vários outros momentos, incluindo o 6 a 1 para cima do arquirrival Vasco, no Maracanã, e a sequência do time na liderança do Campeonato Brasileiro, mas apenas cinco entraram na seleção. A seguir, sem mais delongas, veja os 5 momentos mais marcantes do Rubro-Negro em 2024.
O Flamengo venceu o Cariocão pela 38ª vez / Buda Mendes/GettyImages
O Flamengo começou o ano bem e sobrou no Campeonato Carioca. Com uma campanha quase perfeita, o Rubro-Negro deixou os adversários para trás, evitou Tri do Fluminense e se isolou (ainda mais) no ranking dos maiores campeões do Estadual. Em 2024, o Fla conquistou o Cariocão pela 38ª vez.Detalhe: o time, então comandado por Tite, deixou o torneio invicto e com várias marcas: 11 vitórias e quatro empates em 15 jogos, melhor ataque, melhor defesa e artilheiro (Pedro, com 11 gols).
Filipe Luís faz um grande trabalho no Flamengo / Wagner Meier/GettyImages
O casamento entre Tite e o Flamengo não deu certo. O treinador não conseguiu encontrar o sonhado “equilíbrio” na equipe e, no fim das contas, nada funcionou como esperado. Neste cenário, pensando em salvar o ano, o Fla demitiu o treinador e acertou com Filipe Luís, nome muito pedido por torcedores. Ainda é cedo para avaliar o ex-lateral, mas o início de trabalho dele na área técnica do Mais Querido é muito bom. Levou o clube ao título da Copa do Brasil e fechou o ano com ótimos números: nove vitórias, cinco empates e uma derrota em 15 jogos.
Fla é campeão da Copa do Brasil / Eurasia Sport Images/GettyImages
Em meio ao início da “era Filipe Luís”, o Flamengo precisou encarar grandes decisões na Copa do Brasil. Já com o novo treinador, o Rubro-Negro enfrentou e eliminou o Corinthians nas semifinais e depois superou o Atlético-MG na decisão. A equipe vermelha e preta bateu o Galo nos dois jogos da decisão: 3 a 1 e 1 a 0. Detalhe: com essa conquista, o Fla conquistou o primeiro título da história na Arena MRV, nova casa do Atlético. A equipe ainda se consolidou como o segundo maior campeão do torneio.
Gabigol encerra ciclo no Flamengo / Wagner Meier/GettyImages
Gabigol e Flamengo vão seguir caminhos separados em 2025. Após seis anos de muitas histórias e conquistas, o atacante se despediu da Nação. A saída do Predestinado marcou o fim de uma era: foram 161 gols e 43 assistências em 308 jogos. Com o Manto Sagrado, o ídolo da Nação ainda conquistou 13 títulos, incluindo duas Conmebol Libertadores, duas Copas do Brasil e dois Brasileiros. É um gigante na história do Rubro-Negro. Sua última partida foi contra o Vitória, no Maracanã, pelo Brasileirão. O duelo terminou 2 a 2 e o atacante foi às redes.
Bap (esquerda na foto) é o novo presidente do Flamengo / Paula Reis / CRF
A era Rodolfo Landim no Flamengo terminou. A Chapa 3 (UNI-FLA), liderada por Rodrigo Dunshee, quem tinha o apoio de Landim, perdeu e, assim, o grupo não vai emplacar um terceiro mandato. O Mais Querido será comandado por Luiz Eduardo Baptista, o Bap, no próximo triênio (2025 a 2027). Agora é esperar para ver o desenrolar desta história...
→ Quer receber notícias, informações e muito mais sobre o Flamengo? Clique aqui e entre no nosso canal do WhatsApp!