MundoBola
·15 janvier 2026
Retrospecto completo: Flamengo x Volta Redonda - História, duelos marcantes e curiosidades

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·15 janvier 2026

Acostumados a dividir alguns gramados do Rio de Janeiro, Flamengo e Volta Redonda nutrem uma história mais longa do que muitos pensam. Estabelecido na elite do Estadual há muitos anos, o clube da Cidade do Aço se tornou um adversário quase que anual, mas naturalmente com retrospecto bem inferior ao do Rubro-Negro.
Pensando nisso, o MundoBola Flamengo traz o retrospecto completo do confronto, incluindo os números históricos, jogos marcantes e como foi o último embate entre os dois, considerando todas as competições oficiais do calendário.
Dessas 79 partidas, apenas seis foram em caráter não oficial; ou seja, são 73 partidas por dois campeonatos: Carioca, que recebeu 71 desses duelos, e o Brasileirão, que teve dois. O maior artilheiro da história do confronto é Zico, com 13 tentos em 15 partidas, seguido por Romário — que fez nove gols em seis jogos e tem média de um a cada 60 minutos.
Nunes aparece na sequência, junto a Luisinho Lemos, com seis, mas vestiu as camisas dos dois times. Com cinco, estão Bebeto, Adílio, Pedro e Gabigol, enquanto Marcelinho Carioca fez quatro. Por fim, Branco, Edílson e Michael somam três cada no retrospecto contra o Volta Redonda.
Flamengo e Volta Redonda nunca se encontraram em decisões, o que limita o histórico de jogos entre os times a partidas de turno e semifinais do Estadual — além dos dois encontros no Brasileirão. E o primeiro jogo em caráter decisivo foi em uma das semifinais do Carioca de 2005, com mais de 52 mil pessoas no Maracanã.
Fazendo grande campanha em uma época bem diferente para os grandes do estado, o Volta Redonda liderou o Grupo B na Taça Guanabara e simplesmente foi campeão do turno, batendo o Americano na final. Detalhe que só o Botafogo passou entre os grandes; além do Voltaço e do time de Campos, o outro classificado à semifinal foi a Cabofriense.
Na Taça Rio, história repetida: liderança do Grupo B ao Volta Redonda e ida à semifinal, mas com derrota para o Flamengo. Com gol de Júnior Carioca, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0 e foi à decisão, em que perderia para o Fluminense. O Voltaço venceria o jogo de volta da decisão, mas perderia a chance de fazer história ao amargar o vice.
A escalação do Flamengo naquele jogo teve Diego; Ricardo Lopes, Rodrigo Arroz, Thiago Campos e Júnior Carioca; Fellype Gabriel, Renato Abreu, Geninho, Adrianinho e Jônatas; Alessandro. Entraram Robson, Caio e Dimba, e Cuca era o treinador.
Em confronto com menos goleadas que o esperado, destaca-se o 4 a 1 do Flamengo sobre o Volta Redonda em 2021, em mais uma semifinal de Campeonato Carioca. E o placar agregado foi ainda pior: 7 a 1 para o Rubro-Negro, que terminaria a competição campeão sobre o Fluminense.
Com um regulamento diferente, o Carioca foi disputado em pontos corridos entre 12 equipes, e quatro passaram às semifinais. Quarto colocado, o Volta Redonda pegou o líder Flamengo e não viu a cor da bola: sofreu um 3 a 0 na ida e caiu de vez com um 4 a 1 na volta.
Neste segundo jogo, Rogério Ceni escalou o Flamengo com Gabriel Batista; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Léo Pereira e Ramon; Hugo Moura e Max; Michael, Vitinho, Gabigol e Pedro.
Michael foi o responsável por abrir a contagem no Maracanã, aos 12 minutos do primeiro tempo, antes de Gabigol fazer dois: primeiro aos 21, depois aos 43 da etapa inicial. Na segunda, Vitinho fez o quarto logo aos quatro minutos. João Carlos, de pênalti, descontou para o Volta Redonda nos acréscimos.
A partida mais recente entre Flamengo e Volta Redonda marcou a estreia do elenco principal do Rubro-Negro em 2025 — que terminaria com quatro títulos, entre eles Brasileirão e Libertadores. Com mando do Voltaço, o duelo foi disputado no Mané Garrincha, em Brasília, pela quinta rodada do Carioca.
Sem dificuldades, o Flamengo exerceu sua superioridade técnica e, sem se desgastar demais, construiu o placar com naturalidade. Michael abriu a contagem aos 43 do primeiro tempo, enquanto Gonzalo Plata fechou o 2 a 0 aos dois do segundo. A partida marcou a estreia de Juninho pelo Mais Querido; hoje, o atacante está no Pumas-MEX.









































