MundoBola Flamengo
·18 juillet 2025
Revelado pelo Flamengo, Renato Augusto vive nostalgia ao retornar à Gávea

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·18 juillet 2025
Vivendo momentos nostálgicos na Gávea, o meio-campista Renato Augusto, com passagens marcantes tanto pelo Flamengo quanto pelo Bayer Leverkusen, foi uma presença ilustre na goleada do Sub-20 por 5 a 1 sobre o clube alemão, na tarde desta sexta-feira (18).
Em conversa com a imprensa, o jogador compartilhou memórias vívidas de sua juventude, apontando para locais específicos da Gávea que marcaram sua trajetória.
"Estava falando para o meu filho isso agora. Cara, eu parava o carro ali naquele canto, treinava aqui. Ali tinha uma academia, cansei de fazer jogos aqui, jogos da base. Como profissional, treinei aqui", relembrou o meia.
A nostalgia se aprofundou quando Renato encontrou um antigo preparador físico dos tempos de sub-13 e sub-15.
"A gente fazia físico nesse canto aqui onde está a arquibancada agora. Falei: 'rapaz, aquele canto ali...'. É tanto físico que a gente fez aqui, correu. São memórias que ficam, de tempos que a gente guarda com carinho e tenta passar isso para os filhos, para os mais jovens", completou.
Renato Augusto chegou ao Flamengo ainda na infância e se destacou em todas as categorias de base, sendo considerado uma das maiores promessas de sua geração. Sua estreia no time profissional ocorreu em 2005, e rapidamente se firmou como um dos principais talentos da equipe, conquistando a Copa do Brasil de 2006 e o Campeonato Carioca de 2007 e 2008.
Sua técnica refinada, visão de jogo e habilidade com a bola nos pés o levaram à Seleção Brasileira e, consequentemente, ao futebol europeu.
Em 2008, o meia foi transferido para o Bayer Leverkusen, clube que também observava de perto o amistoso. Na Alemanha, Renato viveu bons momentos, apesar de ter enfrentado alguns períodos de lesões. Foram quatro temporadas defendendo as cores do time alemão antes de retornar ao Brasil para atuar pelo Corinthians, decepcionando muitos rubro-negros.
Aos 37 anos, Renato não anunciou oficialmente a aposentadoria, mas está sem clube desde que deixou o Fluminense, em maio deste ano.