MundoBola Flamengo
·14 octobre 2025
RMP pede cautela ao Flamengo em renovação com Filipe Luís: 'Eu esperaria'

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·14 octobre 2025
Flamengo e Filipe Luís estão cada vez mais próximos de uma renovação. A expectativa é de que o treinador siga no Flamengo por mais ou duas temporadas. No entanto, para o jornalista Renato Mauricio Prado, o ideal seria esperar e ter cautela.
Segundo RMP, seria benéfico para o Flamengo e para Filipe Luís aguardar para bater o martelo. O ideal, segundo ele, seria deixar o movimento para o fim da temporada. Com isso, o Rubro-Negro faria um balanço de quanto o treinador "valeu" para o clube.
"Acho que seria bom para o Felipe e bom para o Flamengo, que o ato de bater esse martelo de renovação, fosse depois dos campeonatos. Porque aí você sabe quanto o cara valeu para você. Eu se fosse dirigente do Flamengo, eu continuava conversando, mas na hora de bater o martelo, eu deixaria só para depois que acabar a temporada", define RMP.
Segundo RMP, esse movimento se dá pela pressão que Filipe Luís pode receber. Ele indica que renovar agora é um gesto bonito de confiança, mas que pode trazer consequências. Principalmente se o Flamengo não conquistar o Brasileirão ou a Libertadores.
"Você renovar com o Filipe agora, ainda que seja legal, renovar dando um voto de confiança a ele, dizendo a ele que, independentemente de ganhar esses dois títulos, confiam no trabalho dele e querem ano que vem, é bonito. Mas a pressão que vai haver se ele perder os dois títulos vai ser muito grande. Será muito grande para não renovar o contrato dele", dispara.
Em meio às tratativas para renovar o contrato de Filipe Luís, o Flamengo busca garantias de que o treinador permanecerá no clube durante todo o novo vínculo. Enquanto em relação às cifras, parece tudo certo. O técnico apresentou uma contraproposta e o Rubro-Negro deve prosseguir.
A continuidade de Filipe Luís é vista internamente como uma das prioridades do Flamengo. Mesmo que a equipe termine 2025 sem conquistar títulos, a intenção da diretoria é manter o ex-lateral no comando técnico. Contudo, a renovação virá acompanhada de cláusulas específicas.
De acordo com o presidente Bap, o objetivo é evitar que o Fla passe novamente por uma situação semelhante à saída de Jorge Jesus, em 2020. O dirigente destacou que pretende incluir no contrato dispositivos que assegurem estabilidade ao projeto. Isso sem que se complique o acerto com o treinador.
“Queremos continuar com ele, mas isso depende dos dois lados. Ele também precisa querer ficar. Não vou permitir que haja no contrato a possibilidade de ele sair de um dia para o outro. Se buscamos consolidar o trabalho de um técnico, seria incoerente permitir uma saída inesperada”, afirmou Bap, em entrevista ao 'uol'.
As negociações já estão em andamento, e a tendência é que o novo vínculo de Filipe Luís com o Flamengo tenha validade até dezembro de 2026.