Jogada10
·1 août 2025
Rodriguinho começa a ganhar destaque no São Paulo e cumpre profecia de Ceni

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·1 août 2025
A chegada de Hernán Crespo ao comando técnico do São Paulo tem sido um divisor de águas para Rodriguinho. Aos 21 anos, o meio-campista voltou a ganhar protagonismo no elenco tricolor e tem aproveitado as oportunidades que surgiram após um início de ano discreto. Na vitória por 2 a 1 sobre o Athletico, no Morumbis, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o camisa 18 foi titular e um dos destaques da partida.
A escalada de Rodriguinho também foi impulsionada por uma série de eventos no elenco. Afinal, as lesões de Oscar e Lucas Moura, somadas à negociação de Matheus Alves com o CSKA Moscou, da Rússia, abriram espaço no setor ofensivo. Contra o Fluminense, no fim de semana anterior, o jovem quase marcou um gol antológico: deu dois chapéus na mesma jogada e finalizou com perigo de fora da área.
Em 2025, Rodriguinho soma 13 partidas pelo São Paulo, igualando sua melhor marca até então, alcançada em 2023, quando entrou em campo 14 vezes e distribuiu uma assistência.
Embora o bom momento possa soar como surpresa para alguns torcedores, internamente ele é visto como uma recompensa pelo esforço contínuo. Funcionários e comissão técnica elogiam constantemente sua dedicação nos treinos no CT da Barra Funda, algo que, até recentemente, não se refletia com a mesma intensidade nos jogos.
Um dos primeiros a enxergar o potencial de Rodriguinho foi Rogério Ceni. Afinal, em 2022, quando ainda era técnico do Tricolor, o ex-goleiro não escondia a admiração pelo jovem atleta.
“Rodriguinho é um jogador que vai jogar no São Paulo. Escuta o que eu estou falando para vocês. Ele é talentoso. Está sendo trabalhado. Estreou, depois ficou alguns jogos… Nós trabalhamos bastante com ele. (…) É bom jogador, bom menino. Tem futuro no São Paulo. Acredito muito que deva em breve ter mais oportunidades do que vem tendo. Não tenho do que reclamar. É um garoto que acho que tem um brilhante futuro”, disse Ceni à época.
Rodriguinho cumpre profecia de Ceni – Foto: Rubens Chiri e Miguel Schincariol/Saopaulofc.net
Apesar da previsão, a evolução não foi linear. Em 2023, mesmo com aparições no profissional, Rodriguinho chegou a ser reintegrado ao time sub-20. Em 2024, perdeu ainda mais espaço, disputando apenas sete partidas sob o comando de Thiago Carpini e, depois, de Luis Zubeldía. Lesões e a concorrência interna também dificultaram sua sequência.
A virada começou apenas com a chegada de Hernán Crespo. Até o recente confronto diante do Athletico, Rodriguinho havia sido titular apenas uma vez no ano, na estreia do Paulistão, diante do Botafogo-SP, em um time alternativo escalado enquanto os titulares disputavam a FC Series nos Estados Unidos. Contudo, depois do embate no estadual, ele passou seis meses praticamente fora dos planos, até começar a ganhar minutos.
Direct
Direct