Zerozero
·19 mai 2025
Ruben Amorim: «Muitas coisas que fiz no Sporting, estava a imitar o que Mourinho fez»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·19 mai 2025
Ruben Amorim,treinador do Manchester United, falou sobre José Mourinho, a relação que mantém com os seus jogadores e abordou a final da Liga Europa, onde os red devils defrontarão o Tottenham, em conversa com a UEFA.
«Muitas das coisas que fiz no Sporting, como contratar jogadores como o Nuno Santos e o Pedro Gonçalves - todos esses jogadores - foi a imitar o que o José Mourinho fez no FC Porto», começou por dizer.
«Gosto de criar ligações. Penso que o grupo reage melhor dessa forma do que quando há distanciamento. Essa foi outra forma como o Mourinho me influenciou. Todos os treinadores aprenderam muito com o Mourinho», acrescentou.
Sobre a relação que mantém com os seus jogadores, o técnico português de 40 anos é claro: «Tento ser justo. Não procuro dificultar decisões nem entrar em confrontos, mas também não fujo deles. É assim que sou - direto. Tento aplicar aquilo que gostava de ver num treinador quando era jogador, e penso que a honestidade é essencial. Tens de saber escolher, mas sempre explicando cada passo do veredito. Tento criar conexões. Sem conexões humanas, não se tem nada.»
Ruben Amorim considera que a final da competição europeia contra o Tottenham «vai ser muito dura» e que não se decidirá «através da fisicalidade».
«(Em caso de vitória) penso que vai ter impacto nos adeptos - e, quando falo em adeptos, refiro-me aos nossos - porque precisamos desta vitória. Vão passar a olhar para nós de forma diferente. Afinal, significaria que iríamos jogar na Liga dos Campeões na próxima temporada.»
O derradeiro jogo está marcado para o próximo dia 21, com pontapé de saída agendado para as 20h00, no San Mamés.